Richa afirma que governo dará
atenção permanente ao Litoral

Governador afirmou em Paranaguá e Guaraqueçaba nesta terça-feira (27/09) que tem uma nova visão sobre a região e assegurou investimentos em saúde, segurança e infraestrutura
Publicação
27/09/2011 - 18:12
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Em visita ao Litoral paranaense nesta terça-feira (27), o governador Beto Richa disse que sua administração dará atenção permanente à região e assegurou investimentos para melhorar especialmente a situação das áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura. “Nosso compromisso é resgatar a dívida do Estado com a região”, afirmou o governador, que esteve em Paranaguá e Guaraqueçaba.
Richa lembrou que o Litoral ainda tem muitas carências e que o governo tem uma nova visão sobre a região: “Não vamos fazer como muitos políticos, que só pensam no Litoral em época de temporada, para garantir uma estrutura mínima de atendimento aos visitantes, e esquecem que aqui moram muitas famílias que exigem e merecem atenção do governo”, declarou.
Ele afirmou que além de programas na área social, a modernização dos portos é uma das prioridades. “Por falta de visão estratégica não houve investimento na modernização dos nossos portos e o Paraná perdeu divisas com isso”, afirmou. “Já começamos a mudar essa realidade, mas isso requer tempo e recursos.”
Em visita ao hospital de Guaraqueçaba, o governador anunciou a instalação de um aparelho de raio-x na unidade, que já recebeu uma reforma da parte elétrica. “Também entregamos um veículo 4x4 para o hospital, para facilitar os deslocamentos, e autorizamos uma parceria com o Corpo de Bombeiros para a remoção de pacientes por via marítima”, disse Richa.
Em Paranaguá, onde visitou as obras do aquário marinho em construção no centro histórico da cidade, Richa reafirmou o compromisso de resolver o problema da superlotação nas cadeias da região. Segundo ele, a intenção do governo é transferir os presos das cadeias públicas de Paranaguá e de Antonina para a Penitenciária Central de Piraquara.
O governador lembrou que o Paraná abriga um quarto dos 60 mil presos custodiados de forma irregular em delegacias de todo o Brasil. Ele informou que o Estado negocia com o governo federal a liberação de recursos para a ampliação, reforma e construção de presídios – assunto que foi objeto de uma reunião entre a secretária de Estado da Justiça, Maria Teresa Uille Gomes, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na última sexta-feira, em Brasília.
Richa também falou sobre a pavimentação da PR 405, que liga Guaraqueçaba a Antonina, num trecho de 80 quilômetros. Ele destacou que o plano de governo prevê a realização da obra e que o DER trabalha na licitação do projeto. Para o governador é possível construir uma rodovia ambiental, com as devidas proteções à fauna e à flora.
AQUÁRIO – O Aquário Marinho de Paranaguá está sendo construído no centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê. A expectativa é que o local seja um espaço turístico e de educação ambiental e turístico, recebendo cerca de 600 mil turistas por ano.
Richa disse que o governo estuda o melhor modelo de gestão para garantir o funcionamento do aquário, que deve estar pronto em janeiro de 2012. “O aquário é uma grande conquista para a cidade de Paranaguá e para todo o Paraná, por garantir um retorno nos aspectos turístico, ambiental e científico”, afirmou.
O aquário está sendo construído numa área de 2.200 metros quadrados, cedida pela prefeitura de Paranaguá, na região da Praça 29 de Julho, a um custo de R$ 5 milhões.
Os recursos são de uma medida compensatória paga pela Cattallini Terminais Marítimos, empresa que aportou o navio chileno Vicuña e que explodiu em acidente ocorrido em 15 de novembro de 2004, na baía de Paranaguá.
O prefeito em exercício de Paranaguá, Fabiano Vicente Elias, disse que é importante para garantir o funcionamento do aquário a criação de um órgão gestor, que envolva o município, o governo do Estado e instituições de ensino superior.
“A população de Paranaguá é muito grata ao governador Beto Richa pelas medidas já anunciadas para o município e acreditamos ser necessária a parceria para também abrirmos as portas do Aquário Marinho”, disse.
O secretário de Estado do Meio Ambiente Jonel Iurk disse que já está sendo desenhado um modelo em parceria com o município, necessário para a aquisição de estrutura técnica para os laboratórios e pessoal qualificado.
O Aquário terá três pavimentos com oceanário, aquário, biblioteca, loja, cafeteria, auditório, hospital para animais, mirante, acessibilidade especial, jardim educativo e interativo.
O espaço abrigará uma imensa variedade de espécies de peixes nativos do litoral paranaense, como badejo, garoupa, robalo, boto e uma imensa diversidade de crustáceos.

GALERIA DE IMAGENS