Reunião aborda avanços das
obras no edifício Belvedere
e de melhorias no entorno

Localizado na Praça João Cândido, em Curitiba, o imóvel faz parte do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná. O local abrigará um Café Escola do Senac-PR e a Academia Paranaense de Letras
Publicação
28/04/2016 - 13:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e a presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Casagrande Justen, receberam nesta quinta-feira (28) empresários da região Central de Curitiba, representantes de entidades sociais e religiosas e de órgãos do Estado, da Prefeitura e da Câmera Municipal, com a objetivo de dar continuidade às discussões sobre a revitalização do edifício Belvedere e de seu entorno.
A reunião no Museu Paranaense abordou os trabalhos no edifício de dois andares, que passa por reforma para abrigar um Café Escola do Senac-PR, no primeiro andar, e a sede da Academia Paranaense de Letras no segundo piso. Esta foi a quinta reunião em torno do projeto.
Arns destacou que sempre é um desafio manter um prédio como o Belvedere e que a participação de representantes no grupo de discussões sobre o projeto tem aumentado. “Temos encontrado muitas boas soluções para o projeto e elas são consequência do trabalho conjunto de todos os envolvidos, entidades e pessoas com um objetivo comum”, disse o secretário.
Ele acrescentou que “é necessário ter capacidade para articular os melhores caminhos para que as ações se desenvolvam com tranquilidade e com o melhor aproveitamento das contribuições de todos que têm participado das reuniões”.
O objetivo do encontro foi apresentar as etapas já concluídas e o andamento da reforma que teve início em 2015. Junto com as obras do Belvedere, são executadas também ações para promover o turismo e gerar melhorias na Praça João Cândido, onde está localizado o prédio, e no entorno da região, que faz parte do Centro Histórico de Cidade.
Atualmente, o Senac-PR busca a captação de novos recursos, por meio de projeto apresentado ao Ministério da Cultura, para que as obras que contemplam o restauro de parte do prédio sejam viáveis. O Senac elabora os projetos de restauração do pavimento superior, do deck e demais elementos do edifício. É também o responsável pelo pagamento das contas de energia elétrica, água e esgoto e da vigilância 24 horas que já existe no local.
Outros avanços referem-se ao projeto de combate a incêndios, já em tramitação no Corpo de Bombeiros, e ao projeto da rede elétrica, que está na Copel.
SEGURANÇA – Para tranquilizar os comerciantes e a população em geral, na reunião foram apresentadas as ações para melhorar a segurança no entorno do local, com o envolvimento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Polícia Militar e da Guarda Municipal. As atividades incluem intensificação de rondas e o início do monitoramento com a instalação de câmeras nas redondezas do edifício.
PRAÇA – O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou o caderno de estudos para a revitalização da Praça João Cândido. As sugestões incluem a mudança do Centro do Turista para um local estratégico na mesma região e a colocação de mesas do lado de fora dos bares e restaurantes, utilizando parte da calçada de estabelecimentos da região. A Prefeitura de Curitiba está envolvida no projeto também para melhorar a iluminação pública da praça e de seu entorno.
Uma nova reunião sobre os trabalhos está agendada para 2 de junho.
PATRIMÔNIO – O imóvel Belvedere, localizado na Praça João Cândido, no Largo da Ordem, faz parte do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, tendo sido tombado em 1966. Construído entre 1915 e 1916, em estilo art-nouveau, já abrigou importantes instituições paranaenses, como a PRB2, primeira emissora de rádio do Paraná, o Observatório de Astronomia da Faculdade de Engenharia do Paraná, o Centro Paranaense Feminino de Cultura e a União Cívica Feminina.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS