Restaurado, palacete histórico
será base do turismo no Litoral

Solenidade será nesta segunda-feira, 29 de julho, aniversário de Paranaguá. No mesmo ato, o IPHAN fará a entrega, ao governo estadual, das obras de restauro do Palacete Mathias Böhn
Publicação
26/07/2013 - 10:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governador Beto Richa inaugura nesta segunda-feira (29), às 10 horas, o escritório da Secretaria Estadual do Turismo no Litoral do Paraná. O escritório fica em Paranaguá, dentro do Palacete Mathias Böhn, um dos cartões postais do Litoral. A inauguração acontece no dia em que Paranaguá comemora 365 anos de fundação.
No mesmo ato, será feita a entrega oficial, ao Governo do Paraná, das obras de restauro do Palacete, feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Participarão da solenidade a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário do Turismo, Jackson Pitombo; o prefeito de Paranaguá, Édison Kersten, e os prefeitos de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.
MAIS AGILIDADE – Paranaguá é um dos três municípios paranaenses considerados pelo Ministério do Turismo como destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Os outros são Curitiba e Foz do Iguaçu. O secretário Jackson Pitombo explica que o escritório de Paranaguá irá dar mais agilidade às ações de apoio aos sete municípios da região nas suas iniciativas nesta área.
“O trabalho da secretaria é ajudar os municípios a identificarem e explorarem seus potenciais turísticos. A estrutura local irá potencializar essas ações, bem como facilitar informações e orientação sobre como formatar projetos e obter recursos para a implantação”, diz Pitombo.
Uma ação importante é a orientação e acompanhamento na criação do conselho municipal de turismo (formado por representantes do governo, iniciativa privada e sociedade civil) e sobre a criação de fundos municipais, que capta recursos oriundos da exploração do turismo para aplicação em projetos da área.
O escritório do Litoral faz parte da linha adotada pelo governo estadual, de interiorizar as ações de turismo para facilitar e garantir agilidade aos trabalhos em todas as regiões. Hoje existem escritórios em Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina.
O secretário Jackson Pitombo explica que o objetivo é ter estruturas para atuar nas dez regiões turísticas: Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana); Cenários do Tempo (Campos Gerais); Norte do Paraná; Caminho das Águas (Noroeste do Paraná); Riquezas do Oeste; Iguassu e Caminhos ao Lago Itaipu; Estradas e Caminhos (Centro do Paraná); Vales do Iguaçu (Sudoeste do Paraná) e Terras dos Pinherais (Centro-Sul do Estado).
ARTESANATO E PINTURA – O escritório do Turismo no Litoral terá, no primeiro piso, espaço para atendimento à comunidade, aos turistas e para exposições diversas (artesanato, pinturas, fotografias). O espaço também poderá ser utilizado para coordenar o Terminal de Embarque, fiscalizar embarcações e passageiros, cadastrar visitantes para a Ilha do Mel e vendas de passagens.
No pavimento superior, com entrada independente, os espaços serão de trabalho e ocupados pelo Escritório Regional da Secretaria de Turismo, sala exclusiva para atividades diversas do Governo do Estado, escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, sala para Secretaria da Cultura e para a prefeitura de Paranaguá, além do escritório da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur). A estrutura conta, ainda, com auditório para atividades culturais, artísticas e solenidades realizadas pelo governo e pelos sete municípios da região.
Palacete Mathias Böhn - Construído no final do século XVIII, no centro da cidade, o prédio histórico é um marco da arquitetura luso-brasileira e passou por restauração para resgatar suas características originais. Antiga sede da prefeitura de Paranaguá, da Câmara Municipal, da alfândega portuária e a agência de rendas do município, o Palacete estava deteriorado e o governo estadual encaminhou projeto de restauração ao IPHAN, que realizou a obra.
Iniciada há pouco mais de um ano, a obra de restauro incluiu revisão da cobertura, reforço do piso e além de nova base para as paredes que apresentavam rachaduras. O prédio recebeu, também, serviços de elétrica, hidráulica e pintura.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS