Para conhecer o gerenciamento do sistema de transporte coletivo metropolitano, representantes de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, visitaram nesta quarta-feira (28) a sede da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Eles foram recebidos por Omar Akel (diretor-presidente), Carlos do Rego Almeida Filho (coordenador-geral) e Marcos Scheremeta (diretor de Transportes).
John Ilenda e Serge Nseka são do Ministério de Finanças do país africano e conheceram o controle operacional e o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba. “Mostramos que, com a tecnologia embarcada, conseguimos reduzir custos e gerenciar o sistema”, diz Omar Akel ao explicar que a Comec gerencia o transporte de 19 municípios e atende 6,5 milhões de usuários pagantes por mês.
A cidade de Kinshasa tem cerca de 10 milhões de habitantes e o transporte local funciona com 500 ônibus do governo e veículos (vans) particulares. “Nosso transporte tem muitos problemas por falta de um sistema de gerenciamento”, disse John Ilenda, conselheiro financeiro do Ministro das Finanças.
Os representantes do Congo vieram a Curitiba para participar do “Smart City Expo Curitiba 2018”, o maior evento de cidades inteligentes do mundo. Estão participando do evento cerca de 5 mil pessoas, entre representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de outros países.