O diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Eziquiel Menta, e os professores Sarita Maria Pieroli, de História, e Edson Pedro Schiehl, de Matemática, participam nessa semana do programa STEM TechCamp BRASIL 2018 promovido pelo governo dos Estados Unidos. O encontro iniciou na segunda-feira (19) termina na sexta (23).
O evento é uma iniciativa da embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoiado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e pelo Grupo+Unidos. O programa tem como objetivo estabelecer uma rede de gestores educacionais e professores de todo o país para aprimorar e fortalecer ações criativas em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM) no ambiente escolar.
“É uma oportunidade de participar de uma rede de multiplicadores, de todo o país, conhecer pesquisas e ações de aprendizagem ativa de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática na rede pública de educação. Ao final alguns professores serão selecionados para uma formação nos Estados Unidos”, destacou Menta.
Durante o encontro professores e gestores de todas as secretarias estaduais de educação do Brasil vão participar de atividades de desenvolvimento e planejamento estratégico, trocar informações relacionadas à cultura de aprendizagem criativa, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo para fortalecer os trabalhos relacionados ao STEM.
“Essa experiência possibilita a oportunidade de trocar informações com outros professores e conhecer atividades que são desenvolvidas em todo o país e trazer novidades para a educação paranaense. As atividades são focadas em soluções voltadas diretamente em questões vivenciadas no dia a dia”, disse Sarita que leciona no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina (Norte do Estado).
Schiehl que atua no Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, do município de Piên, no Sul do Estado, destacou que o encontro contribui para a construção coletiva de ideias que podem ser inseridas no cotidiano escolar. “Todo curso, formação e discussões contribuem para novas ações em nossas atividades escolares. O foco principal é conduzir dentro das minhas aulas aplicações metodológicas que incentivem os estudantes a desenvolver sua criatividade”, disse.