Próximo concerto da Sinfônica do Paraná terá quatro trompistas

Apresentação acontece no domingo (26), à 10h30, no Guairão, sob regência do maestro titular Stefan Geiger. Os solistas Luiz Garcia, Thiago Ariel, Fabio Jardim e André Vieira da Rocha vão interpretar Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86, de Schumann.
Publicação
22/11/2017 - 10:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro titular Stefan Geiger, trará ao palco do Guairão quatro trompistas brasileiros: Luiz Garcia, Thiago Ariel, Fabio Jardim e André Vieira da Rocha. Eles vão interpretar a obra Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86, de Robert Schumann. A apresentação acontece no domingo (26), às 10h30.

Esta composição de Schumann é considerada difícil de ser tocada. Escrita em 1849 para quatro solistas do mesmo instrumento, exige muito dos músicos.

CONVIDADOS – O trompista Luiz Garcia atuou como trompista solista na Staatskapelle de Berlim e na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Atualmente é solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Thiago Ariel, trompa solista no Teatro Municipal de São Paulo, atuou nas Orquestras Experimental, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Filarmônica de Santiago (Chile), entre outras.

Fábio Jardim integrou a Cwbrass Quinteto de Metais da Orquestra Paraná Brass e Orquestra Sinfônica do Paraná. André Vieira da Rocha está entre os músicos recém-contratados da Orquestra Sinfônica do Paraná.

PROGRAMA – Além do Concerto para Quatro Trompas e Orquestra em Fá Maior, Op. 86, de Schumann, o repertório do concerto também inclui Quadros de uma Exposição, de Modeste Mussorgsky. A composição foi escrita em 1874 e descreve visita a uma exposição de obras do pintor Viktor Hartmann, falecido no ano anterior.

Os quadros de Viktor Hartmann foram expostos em uma galeria em São Petersburgo. Para homenagear o amigo, Mussorgsky escolheu algumas de suas obras e compôs uma música para cada uma. Uniu as várias partes da peça através de um tema comum (Promenade) – breve melodia que sugere alguém caminhando na exposição e se emocionando diante de cada obra que vê.

Assim como os quadros de Viktor Hartmann, as peças musicais de Mussorgsky têm os mesmos nomes: Gnomo, O velho Castelo,Tulherias, Bydlo, Dança dos Pintinhos em suas Cascas de Ovo, Samuel Goldenbergert e Schmuyle, O mercado em Limoges, Catacumbas - Sepulcro Romano, Com os Mortos em Língua Morta, A cabana de Baba-Yaga sobre Patas de Galinha, A grande Porta de Kiev.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

26 de novembro, às 10h30
Regência: Stefan Geiger
Solistas: (trompa solo 1): Luiz Garcia; (trompa solo 2): Thiago Ariel; (trompa solo 3): Fabio Jardim; (trompa solo 4): André Pinto
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão
Classificação: maiores de 7 anos
Ingressos: R$ 20,00

GALERIA DE IMAGENS