Projeto de turismo para o Sul
do Estado é lançado em Curitiba

Terra dos Pinheirais foi apresentado na sede do Sebrae e mostrou produtos de três municípios da região
Publicação
01/12/2011 - 13:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, participou quarta-feira (30) do lançamento do Projeto Terra dos Pinheirais, na sede do Sebrae/PR. Responsáveis por 18 empreendimentos de pequeno porte integrantes da cadeia produtiva do turismo apresentaram atrativos naturais, a variedade da gastronomia e as riquezas da cultura das várias etnias que colonizaram Bituruna e União da Vitória, no Sul do Paraná, e Porto União, no norte de Santa Catarina.
Desde 2008, a Secretaria de Estado do Turismo, prefeituras e entidades ligadas ao setor do turismo unem esforços. A parceria resultou no desenvolvimento do Projeto Terra dos Pinheirais, que promove o turismo nos municípios da região Sul e desenvolve a competitividade e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo.
Segundo Saleh, o trabalho busca incentivar o turismo sustentável. “Queremos motivar culturas que antes estavam adormecidas. Precisamos construir produtos e roteiros e lançá-los para o mercado”, afirma. Para o coordenador estadual do setor de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, o lançamento de passeios, produtos, serviços e roteiros materializa as ações feitas na região, pelo Projeto Terra dos Pinheirais. Os participantes do lançamento puderam degustar produtos coloniais e apreciar o artesanato e a cultura local. O evento também contou com várias atrações e manifestações culturais, como o grupo Tozetti (italianos) e Kalena (ucranianos).
Para Dago Woehl, responsável pelo Parque Histórico Iguassú, em União da Vitória, o Rio Iguaçu é um símbolo do Paraná. “Compramos o imóvel para resgatar a cultura do município, e o resgate da própria natureza, para que o turismo se torne uma alternativa econômica para a cidade. No Parque, o turista pode observar espécies raras de aves e fazer uma viagem de barco até Bituruna”, disse.
No entorno de Bituruna, União da Vitória e Porto União, os visitantes poderão conhecer propriedades rurais, vinícolas, alambiques, cachoeiras e lagos, como das usinas de Foz do Areia e de Salto Segredo.
COSTELA – Durante o evento, no Sebrae/PR, o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Oscar Nhoatto, entregaram ao secretário o projeto de realização da 5.ª Festa Nacional da Costela, que acontecerá, em março de 2012.
Segundo a consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Terra dos Pinheirais, Nádia Terumi Joboji, os empresários dos municípios trabalham em conjunto para divulgar a região. “Existe integração, eles não se veem como concorrentes. Com essa mudança de visão, os empresários passaram a trabalhar a competitividade do destino e até estão fazendo negócios em conjunto”. Conforme comentou, ao longo de quase três anos, os empresários ampliaram seus empreendimentos, aumentaram o faturamento das empresas, e identificaram no turismo uma atividade econômica.

GALERIA DE IMAGENS