Programa de Energia
Renovável da Sanepar
é referência internacional

Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, em Foz do Iguaçu, foi visitada por missão francesa interessada em conhecer as experiências do Estado na produção de energias renováveis
Publicação
07/07/2011 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, em Foz do Iguaçu, recebeu mais dois grupos de pesquisadores em energias renováveis. Duas representantes do governo francês e dois pesquisadores do Maranhão estiveram na cidade no início de julho para conhecer o programa da Sanepar que transforma o gás metano, subproduto do tratamento de esgoto, em energia elétrica.
O projeto desenvolvido pela empresa já foi visitado por mais de 400 pessoas, entre pesquisadores brasileiros, representantes de empresas de saneamento e de energia elétrica, missões governamentais e empresariais da África do Sul, Áustria, Costa Rica, Congo, Estados Unidos, Honduras, Itália, Japão, Moçambique e Tanzânia, tornando-se referência na produção de energias renováveis.
A missão francesa, composta pela bióloga Emanuelle Durant e a engenheira florestal Valerie Borroni, veio ao Paraná para conhecer as experiências do Estado na produção de energias renováveis. Valerie, que é especialista em biomassa, disse que o processo desenvolvido na geração de energia é muito interessante e também ficou impressionada com o processo de tratamento do logo de esgoto, transformado em biossólido e destinado à agricultura.
As francesas são de Rhône-Alpes, na região de Lion, e integram o programa de Cooperação Técnica entre o Paraná e o estado francês. Elas estavam acompanhadas da coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Rosana Maria Castella.
Dois pesquisadores do Maranhão também estiveram a Foz do Iguaçu para conhecer o programa desenvolvido na ETE Ouro Verde. Ana Maria França Cutrim e Daniel Rocha Pereira desenvolvem pesquisas no setor de energias renováveis. Para Pereira, a Sanepar está inovando no setor de energias renováveis. “A empresa está muito avançada na busca da sustentabilidade total”, disse.
ENERGIA LIMPA – O programa de geração de energia a partir do gás metano (subproduto do tratamento de esgoto) foi implantado pela Sanepar em Foz do Iguaçu em 2008, com a instalação da unidade piloto de energia da ETE Ouro Verde. Atualmente a estação produz, a cada 30 dias, o suficiente para atender a demanda de energia elétrica de cinco residências por mês.

GALERIA DE IMAGENS