Programa Memória do Brasil
traz documentário sobre a
Copa do Mundo de 1966

O olhar do cineasta Jean Manzon sobre o mundial de futebol - os cartolas, a concentração e os jogadores no vestiário da seleção brasileira
Publicação
26/11/2013 - 11:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O oitavo episódio da série Memória do Brasil, apresentada pelo jornalista Ruy Castro, retrata a história recente do país sob a ótica do cineasta Jean Manzon. Desta vez com a apresentação dos documentários “O Torcedor” e “A Obra e seu Criador”. O programa será apresentado nesta quarta-feira (27), às 23h, pela TV éParaná (canal 9).
O documentário “O Torcedor” foi produzido em 1966 e mostra o fiasco brasileiro na Copa do Mundo da Inglaterra, naquele ano. Mesmo assim, as imagens são sensacionais. Mostram a reunião dos cartolas, o presidente da então CDB, João Havelange, os jogadores na concentração no Sumaré, no Rio de Janeiro, e na Granja Comary, em Teresópolis. Pelé tocando violão, Gilmar sendo massageado, Garrincha fazendo exercício e o zagueiro Bellini tomando banho de chuveiro.
Produzido no mesmo ano de 1966, “A Obra e seu Criador” retrata Assis Chateaubriand. Ele é o criador e pode ser visto usando um aparelho que inventou para conseguir escrever à máquina por causa da trombose que sofreu em 1960. Depois, Assis Chateaubriand numa cadeira de rodas é levado a passear por sua obra – o Museu de Arte de São Paulo (MASP). O fabuloso acervo do museu vai desfilando cada obra de arte mostrada.
O programa também pode ser assistido ao vivo pela internet em www.rtve.pr.gov.br
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS