Professores de Enfermagem
são capacitados em Curitiba

Docentes dos cursos técnicos em enfermagem participam de formação ofertada em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.
Publicação
28/03/2018 - 09:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 140 docentes de 34 escolas estaduais de todo Paraná estão participando, em Curitiba, de formação de atualização promovida pela Secretaria de Estado da Educação e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Eles atuam no Curso Técnico em Enfermagem da rede estadual como coordenadores de cursos, coordenadores/supervisores de estágio e professores.

O curso é um dos mais procurados entre os ofertados pela Secretaria, contando com quase cinco mil alunos matriculados em 32 municípios. “Esta formação proporciona atualização para os nossos profissionais. Trata-se de um trabalho que visa buscar a excelência no ensino ofertado, pensando na qualidade da educação dos futuros profissionais que estarão no mundo de trabalho”, afirma Cândida de Carvalho Junqueira, chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria.

Simone Aparecida Peruzzo, presidente do Conselho Regional da Enfermagem do Paraná, participou da abertura do evento e salientou a importância de se promover a atualização dos professores que atuam nos cursos técnicos. “Em 2017, nosso Código de Ética foi todo revisitado e entra em vigor em abril deste ano. Nada mais acertado do que promover uma capacitação como essa, para atualizar estes professores sobre as mudanças e adaptações feitas no código”, disse.

Simone ressaltou ainda a necessidade de aprimoramento dos docentes, uma vez que a função de técnicos de enfermagem ganha cada vez mais desafios. “É um setor que tem uma dinâmica muito grande. Cada vez mais temos pacientes mais grave e mais complexos que exigem mais conhecimento das pessoas que prestam assistência. Não podemos ficar longe dos docentes sejam eles dos cursos técnicos ou superiores”, acrescenta.

FORMAÇÃO - Os professores participam de palestras e oficinas que abordam temas como a enfermagem na educação profissional, legislação, novo código de ética dos profissionais de enfermagem, processo de enfermagem, sistematização da assistência de enfermagem e a segurança do paciente.

Almeir Evangelista Sanches, professora de enfermagem no curso técnico ofertado no Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina, disse que a troca de experiências com os demais professores é bastante benéfica no processo ensino aprendizagem. “Conseguimos nos aprimorar e transmitir este conhecimento com mais qualidade aos nossos alunos”, disse.

A ação está alinhada com o Programa Meta: Minha Escola Tem Ação, uma vez que fornece subsídios relevantes para o desenvolvimento das políticas públicas da educação profissional. O curso de atualização acontece nesta terça e quarta-feira (27 e 28 de março) nas dependências da UniBrasil, em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS