As prefeituras de Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Miraselva, Pitangueiras, Prado Ferreira e Sabáudia, na região Norte do Paraná, assinaram nestas quinta e sexta-feira (15 e 16) os convênios de adesão dos municípios ao novo sistema de cadastramento online da Cohapar.
A ferramenta substitui os mutirões promovidos a cada dois anos nas localidades e promete facilitar e unificar as inscrições de novos pretendentes a futuros projetos habitacionais em todo o Paraná.
Por meio do novo modelo, os cidadãos podem fazer uma pré-inscrição que os habilita a participar dos processos seletivos de novos empreendimentos habitacionais construídos em seus municípios. Com um computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet, o cadastro pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar.
Os interessados em se inscrever ou atualizar o cadastro familiar devem acessar o site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. As parcerias com as prefeituras visam atender principalmente aquelas famílias que possuem dificuldade de acesso à internet ou têm problemas com algum aspecto técnico do cadastramento.
De acordo com o coordenador regional da companhia em Londrina, João Sena, a proposta tem recebido uma boa aceitação por parte das prefeituras. “Estamos sendo bem recebidos, pois trata-se de um benefício para as pessoas, mas também para os municípios”, conta. “Com o novo sistema, o cidadão pode fazer o seu cadastro sem precisar se deslocar e a qualquer hora e assim poder ficar mais perto de conseguir uma casa própria”, acrescenta Sena.
PRÓXIMOS PASSOS – Após as assinaturas do termo, a Cohapar definirá um cronograma de capacitação dos técnicos municipais que ficarão responsáveis por auxiliar as pessoas a efetuarem ou atualizarem suas inscrições pessoalmente. Atualmente, os interessados já podem buscar ajuda na sede da empresa, em Curitiba, ou em um dos 12 escritórios regionais espalhados pelo Estado.