Portos do Paraná
participam de congresso
sobre ciências do mar

Encontro, em Balneário Camboriú, reúne mais de 2,5 mil pesquisadores para tratar de temas como empreendimentos costeiros e aquicultura marinha na América Latina.
Publicação
01/11/2011 - 17:40

Confira o áudio desta notícia

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) participa desde segunda-feira (31), em Balneário Camboriú (SC), do XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (Colacmar 2011). O evento, que vai até esta sexta-feira (04), é organizado de dois em dois anos, e pretende aprofundar os debates sobre a oceanografia biológica e pesquisas relacionadas.
Na edição deste ano, 2,5 mil pesquisadores participam das discussões sobre temas como empreendimentos costeiros, aquicultura marinha na América Latina, erosão e gestão de praias e novas fronteiras exploratórias do petróleo.
Paralelamente ao congresso, acontece a Feira Técnico-Científica Brasil Oceano, que reúne organizações governamentais e não governamentais que possuem uma estreita relação com o ambiente marinho e seus recursos. Pela primeira vez a Appa participa do evento e está presente com um estande, para apresentar as atividades dos portos paranaenses e os trabalhos que estão sendo feitos no setor ambiental.
Atualmente, a autarquia trabalha nos procedimentos para a obtenção da Licença de Operação dos portos paranaenses. Todas as exigências feitas pelo Ibama foram cumpridas e o órgão segue analisando a documentação. No entanto, a licença para a realização da dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta foi emitida pelo Ibama na semana passada, permitindo que a Appa dê início imediato ao processo de contratação da draga que realizará o serviço.
Da mesma maneira, o Ibama aceitou o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) dos portos paranaenses, permitindo que a autarquia dê andamento aos procedimentos de realização da dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta e da Bacia de Evolução.
“Temos obtido diversos avanços no setor ambiental. Ainda temos muito o que alcançar, mas já estamos evoluindo para adequar os portos às exigências do Ibama, da Antaq e dar prosseguimento às obras que queremos realizar”, afirmou o superintendente Airton Vidal Maron.
O XIV Congresso é promovido pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar (Alicmar) e pela Associação Brasileira de Oceanografia. O evento acontece no Infinity Blue Recanto das Águas Resort & SPA, na praia dos Amores, em Balneário Camboriú. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site www.colacmar2011.com

GALERIA DE IMAGENS