A evolução das obras na BR-376, entre Maringá e Paranavaí, animam os moradores do Noroeste do Estado. Mais de 1.000 homens trabalham nas duas frentes de trabalho, uma entre Mandaguaçu e Nova Esperança, e outra de Nova Esperança a Paranavaí. Com investimento de R$ 367 milhões, são várias equipes de trabalho executando diferentes serviços como drenagem, terraplanagem, pavimentação e construção de trincheiras e viadutos.
Todas as etapas das obras executadas pela concessionária Viapar são aprovadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A previsão é que toda a duplicação seja concluída em dezembro de 2017.
Morador de Paranavaí, Gustavo Rocha Salvador administra uma revenda de pneus no município e acredita que as obras irão contribuir para o desenvolvimento da região. “A duplicação representa uma melhora significativa, pois essa rodovia é bastante utilizada por moradores que viajam para Maringá para fazer compras e utilizar diversos serviços, bem como para a população das cidades vizinhas, que visitam Paranavaí com frequência”, afirma.
Outro ponto destacado por quem passa pela rodovia diariamente é a melhoria no fluxo de veículos e a redução de acidentes. Trabalhando como motorista de uma empresa de transporte e logística há quase 10 anos, João de Jesus Torres acredita que poderá dirigir seu caminhão com maior segurança.
“Essa obra vai melhorar 100% nossas condições. Passo pela rodovia quase todos os dias e tenho acompanhado diversas obras, principalmente os trevos. Além disso, os acostamentos vão facilitar bastante em situações de problemas mecânicos, vai ter área para encostar o caminhão sem causar problemas de congestionamento”, diz.
De acordo com dados da concessionária, circulam pela rodovia cerca de 15 mil carros por dia nos horários de pico.
NOVA ESPERANÇA E PARANAVAÍ – Entre nova Nova Esperança e Paranavaí serão duplicados 33 quilômetros. O projeto inclui ainda 8 passagens em desnível (trincheiras e viadutos) e 4 passarelas para travessia de pedestres nos perímetros urbanos do trecho.
Uma dessas trincheiras é executada no principal acesso a Nova Esperança. No local, a rodovia foi rebaixada em 500 metros e o trânsito urbano passará por cima da BR-376. No momento, o trânsito é desviado pelas marginais da rodovia. Metade das obras (50%) nesse trecho já foram concluídas, atualmente 400 homens trabalham no local.
MANDAGUAÇU E NOVA ESPERANÇA – a duplicação de Mandaguaçu prevê a construção de 10 passagens em desnível e 3 passarelas. São 23,6 quilômetros de duplicação, dos quais mais da metade (60%) já foram entregues. Cerca de 600 pessoas trabalham nas obras deste trecho.
Para quem passa pelo trecho já é possível ver parte das estruturas de algumas trincheiras em andamento, como nos acessos próximos de Castelo Branco e Paranacity. Em toda a rodovia, máquinas também trabalham nas encostas da rodovia em serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação conforme avançam os serviços.
A estimativa é que as obras beneficiem diretamente mais de 550 mil moradores dos municípios de Paranavaí, Alto Paraná, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu e Maringá.
Todas as etapas das obras executadas pela concessionária Viapar são aprovadas e fiscalizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A previsão é que toda a duplicação seja concluída em dezembro de 2017.
Morador de Paranavaí, Gustavo Rocha Salvador administra uma revenda de pneus no município e acredita que as obras irão contribuir para o desenvolvimento da região. “A duplicação representa uma melhora significativa, pois essa rodovia é bastante utilizada por moradores que viajam para Maringá para fazer compras e utilizar diversos serviços, bem como para a população das cidades vizinhas, que visitam Paranavaí com frequência”, afirma.
Outro ponto destacado por quem passa pela rodovia diariamente é a melhoria no fluxo de veículos e a redução de acidentes. Trabalhando como motorista de uma empresa de transporte e logística há quase 10 anos, João de Jesus Torres acredita que poderá dirigir seu caminhão com maior segurança.
“Essa obra vai melhorar 100% nossas condições. Passo pela rodovia quase todos os dias e tenho acompanhado diversas obras, principalmente os trevos. Além disso, os acostamentos vão facilitar bastante em situações de problemas mecânicos, vai ter área para encostar o caminhão sem causar problemas de congestionamento”, diz.
De acordo com dados da concessionária, circulam pela rodovia cerca de 15 mil carros por dia nos horários de pico.
NOVA ESPERANÇA E PARANAVAÍ – Entre nova Nova Esperança e Paranavaí serão duplicados 33 quilômetros. O projeto inclui ainda 8 passagens em desnível (trincheiras e viadutos) e 4 passarelas para travessia de pedestres nos perímetros urbanos do trecho.
Uma dessas trincheiras é executada no principal acesso a Nova Esperança. No local, a rodovia foi rebaixada em 500 metros e o trânsito urbano passará por cima da BR-376. No momento, o trânsito é desviado pelas marginais da rodovia. Metade das obras (50%) nesse trecho já foram concluídas, atualmente 400 homens trabalham no local.
MANDAGUAÇU E NOVA ESPERANÇA – a duplicação de Mandaguaçu prevê a construção de 10 passagens em desnível e 3 passarelas. São 23,6 quilômetros de duplicação, dos quais mais da metade (60%) já foram entregues. Cerca de 600 pessoas trabalham nas obras deste trecho.
Para quem passa pelo trecho já é possível ver parte das estruturas de algumas trincheiras em andamento, como nos acessos próximos de Castelo Branco e Paranacity. Em toda a rodovia, máquinas também trabalham nas encostas da rodovia em serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação conforme avançam os serviços.
A estimativa é que as obras beneficiem diretamente mais de 550 mil moradores dos municípios de Paranavaí, Alto Paraná, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco, Mandaguaçu e Maringá.