Estão liberadas para o tráfego as três pontes construídas para a readequação do sistema viário na região onde está sendo implantada a Usina Hidrelétrica Mauá. São três pontes: uma sobre o Rio Imbauzinho, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira (com 65 metros de extensão), outra sobre o Rio Arroio Grande, em Ortigueira (com 57,5 metros), e uma terceira sobre o Rio Barra Grande, também em Ortigueira (com extensão de 374 metros). Foram construídos os acessos às pontes e o novo trecho de estrada entre os distritos de Lageado Bonito e Natingui, em Ortigueira.
As novas travessias tornam o tráfego na região mais rápido e seguro e estão localizadas próximas às antigas, que serão alagadas com o futuro enchimento do reservatório da Usina. Antes, sobre os rios Imbauzinho e Arroio Grande, existiam apenas pontilhões de madeira que davam passagem para um único veículo. As novas pontes são de concreto, com duas pistas. A ponte sobre o Rio Barra Grande era de concreto, mas também só permitia a passagem de um veículo por vez, enquanto a nova tem duas pistas.
O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pelas empresas Copel e Eletrosul, e responsável pela Usina Mauá, investiu R$ 15 milhões nas obras de readequação do sistema viário da região.
Navegação - com as novas pontes, os retângulos de navegação passam a ser os seguintes:
Rio Imbauzinho – vão central de 18,8 metros de largura e 5,5 metros de altura;
Rio Arroio Grande – vão central medindo 16,3 metros de largura e 5,5 metros de altura;
Rio Barra Grande – nove vãos centrais medindo 33,6 metros de largura e 5,5 metros de altura.
As novas travessias tornam o tráfego na região mais rápido e seguro e estão localizadas próximas às antigas, que serão alagadas com o futuro enchimento do reservatório da Usina. Antes, sobre os rios Imbauzinho e Arroio Grande, existiam apenas pontilhões de madeira que davam passagem para um único veículo. As novas pontes são de concreto, com duas pistas. A ponte sobre o Rio Barra Grande era de concreto, mas também só permitia a passagem de um veículo por vez, enquanto a nova tem duas pistas.
O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, formado pelas empresas Copel e Eletrosul, e responsável pela Usina Mauá, investiu R$ 15 milhões nas obras de readequação do sistema viário da região.
Navegação - com as novas pontes, os retângulos de navegação passam a ser os seguintes:
Rio Imbauzinho – vão central de 18,8 metros de largura e 5,5 metros de altura;
Rio Arroio Grande – vão central medindo 16,3 metros de largura e 5,5 metros de altura;
Rio Barra Grande – nove vãos centrais medindo 33,6 metros de largura e 5,5 metros de altura.