O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) construiu em 2011 uma das obras mais importantes para as comunidades de Clevelândia e do distrito de São Pedro, em Mangueirinha, especialmente para os produtores rurais que precisam circular com suas mercadorias pela região. Foi concluída a construção da ponte sobre o Rio Chopim, na PR-459, que faz a divisão entre os dois municípios do Sudoeste do Estado. Outro avanço em 2011 foi a entrega das trincheiras de Cambé, na região Norte, e Toledo, no Oeste.
O governo do Estado investiu R$ 8.489.918,30 para viabilizar a ponte sobre o rio Chopim, que deve contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas e comerciais nos municípios abrangidos – em especial o distrito de São Pedro, em Mangueirinha, onde a ponte foi implantada.
A ponte, em estrutura de concreto, que era uma reivindicação antiga, tem 200,1 metros de extensão e substituirá a balsa que atualmente opera entre as duas margens do curso do rio, atendendo a demanda local de transporte. A obra vai aumentar a comodidade da população, limitada hoje pelo sistema de embarcação que faz a travessia do rio.
A expectativa é de que, a curto e médio prazo, a obra intensifique o movimento de cargas e passageiros, aumentando inclusive a oferta de empregos, de acordo com estimativa do DER. Os custos de transporte e de viagem serão menores e já existe a perspectiva de aumento no fluxo de veículos, com grandes benefícios para a população e a economia regional.
O DER ressalta ainda que a ponte servirá para integrar eixos rodoviários importantes para a região. A PR-459, onde se localiza a ponte, é de fundamental importância para a conexão da BR-280 às PRs-449 e 459, viabilizando um novo corredor viário para os produtores, comerciantes e moradores locais. Além disso, a nova estrutura deve atrair mais investimentos para a região.
TRINCHEIRA – Outro avanço em 2011 foi a entrega das trincheiras de Cambé, na região Norte, e Toledo, no Oeste.
Em Cambé, a obra que permite a transposição da linha de trem que passa na zona urbana do município melhorou sensivelmente a circulação de veículos, que ficou mais rápida e segura no local. Em Toledo, a trincheira facilitou a mobilidade urbana rodoviária e, principalmente, o acesso ao centro da cidade a partir da BR-467. Nas duas obras o investimento do DER foi de R$ 6,2 milhões.
“Com as duas obras, o tráfego ficou melhor organizado, mais fluido e, mais importante, seguro para condutores, ciclistas e pedestres”, diz o secretário José Richa Filho, lembrando que investimentos desse porte na área de infraestrutura são indutores de crescimento.
MEIO SÉCULO – A trincheira de Cambé vinha sendo reivindicada pela população local há quase meio século. A via transposta faz parte da ligação ferroviária entre Cianorte, no Noroeste do Paraná, e Ourinhos, em São Paulo. Para concluir a obra foram investidos R$ 3,7 milhões em serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem.
A solução do problema viário, com a entrega da trincheira, em parceria com a prefeitura, beneficia uma população de cerca de 20 mil pessoas. A obra tem 432 metros de extensão e resolve o problema do cruzamento ferroviário, que dividia a cidade e interrompia o trânsito durante as manobras de trens, estabelecendo um eixo de integração urbano.
CASCAVEL-TOLEDO – A trincheira reivindicada pela comunidade de Toledo, lideranças e empresários, fica no cruzamento da rodovia BR-467 com a Avenida Maripá, na sede do município. A obra tem 45 metros de extensão e facilita o acesso à cidade. O projeto de R$ 2,5 milhões foi realizado pelo DER como complemento à duplicação da rodovia Cascavel-Toledo (BR-467), na qual foram investidos cerca de R$ 80 milhões. A construção da trincheira ajuda na mobilidade urbana e rodoviária da região, garantindo um fluxo melhor de carros e caminhões, além de aumentar a segurança do trânsito no local. A obra também garante acesso mais rápido ao centro da cidade.
A nova trincheira trouxe maior segurança para a circulação urbana, uma vez que o cruzamento se ressentia pelo tráfego pesado de caminhões que ficavam no acostamento da rodovia esperando para cruzar. Apesar de ser uma rodovia federal,a obra é do Estado, em parceria com o município.
O governo do Estado investiu R$ 8.489.918,30 para viabilizar a ponte sobre o rio Chopim, que deve contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas e comerciais nos municípios abrangidos – em especial o distrito de São Pedro, em Mangueirinha, onde a ponte foi implantada.
A ponte, em estrutura de concreto, que era uma reivindicação antiga, tem 200,1 metros de extensão e substituirá a balsa que atualmente opera entre as duas margens do curso do rio, atendendo a demanda local de transporte. A obra vai aumentar a comodidade da população, limitada hoje pelo sistema de embarcação que faz a travessia do rio.
A expectativa é de que, a curto e médio prazo, a obra intensifique o movimento de cargas e passageiros, aumentando inclusive a oferta de empregos, de acordo com estimativa do DER. Os custos de transporte e de viagem serão menores e já existe a perspectiva de aumento no fluxo de veículos, com grandes benefícios para a população e a economia regional.
O DER ressalta ainda que a ponte servirá para integrar eixos rodoviários importantes para a região. A PR-459, onde se localiza a ponte, é de fundamental importância para a conexão da BR-280 às PRs-449 e 459, viabilizando um novo corredor viário para os produtores, comerciantes e moradores locais. Além disso, a nova estrutura deve atrair mais investimentos para a região.
TRINCHEIRA – Outro avanço em 2011 foi a entrega das trincheiras de Cambé, na região Norte, e Toledo, no Oeste.
Em Cambé, a obra que permite a transposição da linha de trem que passa na zona urbana do município melhorou sensivelmente a circulação de veículos, que ficou mais rápida e segura no local. Em Toledo, a trincheira facilitou a mobilidade urbana rodoviária e, principalmente, o acesso ao centro da cidade a partir da BR-467. Nas duas obras o investimento do DER foi de R$ 6,2 milhões.
“Com as duas obras, o tráfego ficou melhor organizado, mais fluido e, mais importante, seguro para condutores, ciclistas e pedestres”, diz o secretário José Richa Filho, lembrando que investimentos desse porte na área de infraestrutura são indutores de crescimento.
MEIO SÉCULO – A trincheira de Cambé vinha sendo reivindicada pela população local há quase meio século. A via transposta faz parte da ligação ferroviária entre Cianorte, no Noroeste do Paraná, e Ourinhos, em São Paulo. Para concluir a obra foram investidos R$ 3,7 milhões em serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem.
A solução do problema viário, com a entrega da trincheira, em parceria com a prefeitura, beneficia uma população de cerca de 20 mil pessoas. A obra tem 432 metros de extensão e resolve o problema do cruzamento ferroviário, que dividia a cidade e interrompia o trânsito durante as manobras de trens, estabelecendo um eixo de integração urbano.
CASCAVEL-TOLEDO – A trincheira reivindicada pela comunidade de Toledo, lideranças e empresários, fica no cruzamento da rodovia BR-467 com a Avenida Maripá, na sede do município. A obra tem 45 metros de extensão e facilita o acesso à cidade. O projeto de R$ 2,5 milhões foi realizado pelo DER como complemento à duplicação da rodovia Cascavel-Toledo (BR-467), na qual foram investidos cerca de R$ 80 milhões. A construção da trincheira ajuda na mobilidade urbana e rodoviária da região, garantindo um fluxo melhor de carros e caminhões, além de aumentar a segurança do trânsito no local. A obra também garante acesso mais rápido ao centro da cidade.
A nova trincheira trouxe maior segurança para a circulação urbana, uma vez que o cruzamento se ressentia pelo tráfego pesado de caminhões que ficavam no acostamento da rodovia esperando para cruzar. Apesar de ser uma rodovia federal,a obra é do Estado, em parceria com o município.