Parceria inédita com
FAEP capacita técnicos
do governo do Paraná

São 30 técnicos, de 16 secretarias e órgãos estaduais, participando da primeira turma. A segunda turma, lançada nesta quinta-feira (27) tem a participação de mais 15 técnicos do governo
Publicação
27/08/2015 - 17:55
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Uma parceria inédita entre o governo do Paraná e a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está capacitando técnicos do funcionalismo estadual para a elaboração e gestão de projetos.
Considerada um dos maiores gargalos do setor público em geral, a falha na elaboração de projetos é um dos principais entraves ao acesso a financiamentos. “Muitas vezes há uma boa ideia, mas essa ideia precisa ser colocada de forma apropriada na forma de projeto”, afirma o secretário de Planejamento, Silvio Barros.
A primeira turma do curso Capacitação em Gerenciamento e Análise de Projetos teve início em 11 de junho e vai até início de outubro, quando haverá a defesa de projetos. Ao todo são 30 técnicos, de 16 secretarias e órgãos estaduais, que estão participando das aulas.
TURMAS - A segunda turma, lançada nesta quinta-feira (27), inicia as aulas na segunda quinzena de fevereiro e também terá 30 alunos – dos quais 15 do governo do Paraná. A intenção é lançar uma terceira turma em 2016, segundo Henrique Gonçalves, gerente de planejamento do Senar/FAEP. “Trata-se de uma parceria importante para o setor privado. Se o governo estadual consegue colocar em prática os projetos, o setor produtivo se beneficia também”, afirma Gonçalves.
No curso, ministrado pela FAEP e gratuito, os alunos aprendem a fazer diagnóstico, planejamento e análise de risco de projetos. São duas horas e meia por semana, com um total de 246 horas de aula na primeira turma. Na segunda turma, a carga horária subirá para 270 horas.
“Muitos projetos são bem elaborados pela equipe técnica, mas falham na justificativa de objetivos, na mensuração de custos e despesas e na estrutura metodológica. Com esse conhecimento poderemos seguir um padrão, com a elaboração de dados estatísticos para saber onde estamos errando e onde estamos acertando” diz Elton dos Anjos, aluno do curso e coordenador da área de parcerias público privadas (PPPs) da Secretaria de Planejamento.
QUALIFICAÇÃO - Para a vice-governadora Cida Borghetti, responsável pela coordenação das negociações do governo do Paraná com a União, é essencial que os funcionários públicos estaduais recebam qualificação para que formulem projetos eficientes e viáveis a serem levados para os órgãos financiadores. “É a renovação do conhecimento vital para a área pública, que deveria, a rigor, ser padronizada e constante, como acontece nas corporações modernas”, diz.
A intenção do governo é criar um escritório de projetos do Estado, de acordo com o secretário de Planejamento. O Paraná tem hoje 145 projetos de secretarias e órgãos do Estado que tramitam atualmente em Brasília. Juntos, eles envolvem R$ 9,2 bilhões em recursos.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS