Parceria estimula instalação de barracões industriais no Paraná

Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Indústria e Comércio vão atuar juntas para fomentar investimentos no interior
Publicação
16/05/2011 - 18:00

Confira o áudio desta notícia

Uma parceria entre secretarias do governo do Paraná vai dar mais agilidade ao trabalho de implantação de barracões industriais, a partir de um diagnóstico unificado das necessidades municipais. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (16), em Curitiba, pelos secretários do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, e da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.
“A ideia é incentivar os prefeitos a implantar e financiar esse tipo de obra, que permite um rápido retorno aos municípios por meio do aumento na arrecadação e também da criação de empregos e geração de renda”, disse o secretário Cezar Silvestri.
Para o secretário Ricardo Barros, a construção de barracões industriais é um fator importante para atrair investimentos e favorecer o crescimento populacional das pequenas cidades paranaenses. “Iniciada a obra, ao mesmo tempo em que busca empresas, a prefeitura oferece curso de qualificação e capacitação de mão de obra”, explicou Barros.
Além disso, disse Barros, os incentivos fiscais do governo Beto Richa garantem total apoio à atração de investimentos. “As negociações com os empresários agora são individuais, com uma análise feita caso a caso. Estamos bastante animados com a atração de novas empresas para o Paraná”, afirmou Barros.
A nova política fiscal do governo do Estado alterou o percentual do ICMS a ser diferido, que agora varia de 10% a 90%, inclusive para cidades que não possuíam o benefício. A mudança no prazo de dilação do ICMS é outra novidade. Fixado por decreto, o tempo de dilação era de quatro anos, mais quatro para pagamento. Com a nova política, o período foi flexibilizado e varia de dois a oito anos, e até oito anos para recolhimento.
De acordo com o superintendente-executivo do Paranacidade, Roberto Dimas Vasconcellos Del Santoro, o projeto arquitetônico de um barracão industrial da Secretaria do Desenvolvimento Urbano é modular e pode ser adaptado de acordo com as necessidades de cada município.
Também participaram da reunião os assessores técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Mário Lessa Sobrinho e João Percy Hohmann.

GALERIA DE IMAGENS