Paraná terá agência para aumentar competitividade no mercado externo

O anuncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, durante encontro com dirigentes na área, na Faculdade de Educação Superior do Paraná
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25/01/2011 - 18:20
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Um seminário com técnicos da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, câmaras de comércio, cônsules, federações e entidades do setor de comércio exterior vai definir a formatação da Agência de Internacionalização do Paraná, órgão que vai ampliar a participação do Estado no mercado internacional.
O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, explicou que a construção da Agência paranaense vai levar em conta experiências de outros países.
“Há agências, institutos e órgãos similares na França, no Canadá, no Paraguai, nos Estados Unidos e em outros países. Vamos analisar exemplos, trocar experiências e formatar na próxima reunião a estrutura da Agência de Internacionalização do Paraná”.
“Definiremos os mantenedores ou patrocinadores da Agência, quem fará parte da diretoria, como ela vai se organizar e funcionar”, complementou Ricardo Barros em encontro com os dirigentes na área, nesta terça-feira (25), na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp). A próxima reunião está marcada para o dia 8 de fevereiro no Sebrae.
A criação da Agência faz parte do programa Paraná Competitivo, que tem o objetivo de tornar o Estado mais competitivo para investimentos nacionais e internacionais. “Junto a essa câmara de comércio exterior, estamos revendo a política fiscal do Estado, as necessidades de infraestrutura, a capacitação de mão de obra, as demandas ambientais e outros pontos que são decisivos no momento da escolha da instalação de um empreendimento”, detalhou Ricardo Barros.
REUNIÃO – O segundo encontro para debater a criação da Agência reuniu mais de 20 instituições, 15 cônsules e 17 representantes de câmaras de comércio. Entre eles estavam o presidente da Associação Exportadora do Brasil (AEB) e do Sindicato de Comércio Exterior do Estado do Paraná, Zulfiro Antonio Bósio.
Zulfiro que trabalha no setor há 40 anos, classificou a ideia da Agência como “boa e propícia”. Ele pediu atenção aos prazos e urgência na busca de resultados e sintonia com o Governo Federal. “Precisamos recuperar as exportações que perdemos e recuperar os quase 20 anos de tempo perdido que temos em relação aos nossos países vizinhos. Mas não podemos nos afastar do Governo Federal e dos seus incentivos para a exportação”.
Já o representante da Câmara Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro, afirmou que o Brasil vive um ótimo momento para a atração de investimentos, e que o Paraná vai ganhar muito com a instituição da Agência. “Há uma grande parcela de pequenas e médias empresas japonesas com o objetivo de expandir os seus negócios. Empresas de autopeças e de outros setores decididas a investir no Brasil”.
AGÊNCIA – A Agência também terá em manter um levantamento anual de informações detalhadas e a programação das feiras de comércio internacional, das comitivas de empresários estrangeiros que visitam país e das missões empresariais brasileiras que seguem ao exterior.
A proposta da criação da Agência de Internacionalização retoma um programa de sucesso executado pelo Sebrae há cerca de 15 anos, quando o Paraná se destacava em feiras e eventos internacionais.

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