Paraná realizará conferências sobre trabalho decente

Iniciativa é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social e foi anunciada durante seminário realizado nesta segunda-feira (4) em Curitiba
Publicação
04/04/2011 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná vai realizar conferências sobre a Agenda do Trabalho Decente – campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater a pobreza, a desigualdade social e a fome. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, durante o 1º Seminário do Trabalho Decente, que aconteceu nesta segunda-feira (4) em Curitiba.
Segundo Romanelli, a meta do governo é promover as conferências regionais e desenvolver um diálogo tripartite. “O Paraná possui um movimento sindical atuante e um setor patronal consciente. A participação da sociedade nos debates será fundamental para não só produzir ideias, mas propor ações práticas para garantir resultados”, afirma.
TRABALHO DECENTE – A formalização dos trabalhadores, o avanço nos direitos trabalhistas, o combate à exploração do trabalho infantil e melhorias nas condições de trabalho são alguns dos objetivos das mobilizações. As reuniões servem também para propor medidas de conscientização, tanto de quem trabalha quanto daqueles que empregam.
No Paraná, existem mais de 16 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador. Para o secretário, mais importante que preencher estes postos é garantir qualidade no emprego. “Algumas empresas sabem reconhecer os funcionários, outras não. Esta é uma das situações que precisam ser discutidas”, diz.
A diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, elogiou a disposição do Governo do Paraná de promover os diálogos sobre a Agenda que, segundo ela, visa a construção de uma sociedade mais justa.
Segundo o presidente do Fórum Nacional dos Secretários do Trabalho (Fonset) e secretário da Bahia, Nilton Vasconcelos, o Paraná está avançado na questão, em relação a outros estados. O assessor especial do ministro do Trabalho, Mario Barbosa, diz que esta é uma ação que deve servir como incentivo para todos os estados.
Também participaram do evento o secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense; o a representante do Fórum Mais 300, Taíssa Ribeiro; o superintendente regional do Ministério do Trabalho do Mato Grosso, Valdiney Arruda; a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima; e o assessor de Políticas Públicas e Sociais do Sindicato dos Químicos do ABC Paulista, Nilton Freitas.

GALERIA DE IMAGENS