Paraná participa de avaliação internacional de estudantes

O Pisa avalia alunos de 15 anos, incluindo o ambiente em que vivem e estudam, e coleta informações de seus pais, professores e diretores de escola. Os alunos responderão questões nas área de leitura, matemática e Ciências. Cerca de 80 países participam.
Publicação
08/05/2018 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Trinta e três escolas paranaenses das redes pública e privada participam neste mês de maio do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa, na sigla em inglês. Estudantes responderão a questões nas áreas de leitura, matemática e ciências, com um número maior de perguntas sobre leitura, foco da avaliação este ano.

Também serão aplicados questionários aos professores, diretores, pais e aos próprios estudantes para coletar informações sobre o ambiente em que eles vivem e estudam. Os indicadores são utilizados para discussões nacionais quanto à qualidade da educação, além de comparar a atuação dos estudantes e o ambiente de aprendizagem entre diferentes países.

“O Pisa avalia o preparo dos estudantes com idade em torno de 15 anos para a vida adulta, além de identificar o letramento em Leitura, Ciências e Matemática. Ele também coleta informações contextuais sobre práticas educativas nos países participantes”, explica a coordenadora de Planejamento e Avaliação do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação do Paraná, Katya Prust. Os indicadores serão divulgados em 2019.

Foram selecionadas 661 escolas brasileiras para participar da avaliação este ano, com uma amostra de 33 estudantes em cada uma. As provas e questionários são aplicados em cerca de 80 países a cada três anos.

PROVAS – As provas são realizadas em um computador, mas sem conexão à internet. Um técnico instala a prova eletrônica, utilizando um pen drive, e uma vez concluída arquiva os dados e depois os transfere. Os questionários são respondidos online pelos estudantes, professores e diretor. Somente os pais recebem previamente uma versão impressa que deve ser levada pelo estudante para a escola no dia das provas do Pisa.

Os estabelecimentos de ensino que vão participar já foram comunicados e estão se preparando. “Nossos alunos ficaram bem curiosos quando foram avisados. Eles não conheciam o Pisa, então estamos explicando sobre a importância da avaliação, os motivando para participarem”, diz a Elaine Cristine da Cruz, diretora do Colégio Estadual Dias da Rocha, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos estar com tudo pronto para os dias das provas”, garante.

FORMAÇÃO – O Pisa é coordenado mundialmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação.

O Inep contratou o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para selecionar coordenadores estaduais responsáveis pela contratação dos aplicadores das provas e questionários.

No Paraná, os 28 aplicadores se reuniram em Curitiba no início do mês para uma formação promovida pela Secretaria da Educação em parceria com a UFJF/CAED. A capacitação foi acompanhado pela representante do Inep, Rita Lemos.

GALERIA DE IMAGENS