Paraná institui
semana para falar
sobre saúde bucal

A lei estadual prevê a realização de seminários, debates, campanhas e outras atividades que contribuam com a prevenção de problemas bucais
Publicação
24/10/2016 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Lei sancionada pelo governador Beto Richa institui anualmente a última semana de mês de outubro para falar sobre saúde bucal. A data da Semana Estadual da Saúde Bucal coincide com o Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro.
“Na semana em que se comemora o Dia do Dentista, ganhamos um espaço que utilizaremos intensamente a favor da saúde da população paranaense. Este é um assunto que precisa de destaque, pois cuidar da saúde bucal evita o surgimento de inúmeras outras doenças”, afirma o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz.
A lei estadual nº 18.870, de 21 de setembro de 2016, prevê a realização de seminários, debates, campanhas e outras atividades que contribuam com a prevenção de problemas bucais. O lançamento da Semana ocorreu nesta segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa do Paraná.
“Queremos que a população fique atenta aos procedimentos necessários para manter uma boa higiene bucal e reconheçam a importância desses cuidados. As campanhas também vão abordar a manutenção de hábitos de alimentação saudável e a necessidade de visitar o dentista regularmente”, diz o coordenador estadual de Saúde Bucal, Guilherme Graziani.
NÚMEROS – Dados do IBGE de 2015 apontam que o uso de escova de dente, pasta de dente e fio dental para a higiene bucal é feito por apenas 53% dos brasileiros. “No Paraná, atualmente, temos 5.023 profissionais de saúde bucal que atendem pelo SUS. Apenas na área de gestão da Secretaria da Saúde, são 70 dentistas. Contamos com o apoio dessa força de trabalho tão importante para mudar esse cenário no Estado”, fala Sezifredo.
Anualmente, os profissionais de saúde poderão fazer palestras para promover políticas públicas de cuidado especial com gestantes, idosos e crianças. “Estudos federais mostram que mais de 80% das crianças entre 6 e 12 anos precisam de tratamento dentário e isso precisa mudar. O cuidado com a saúde bucal deve começar desde a infância”, conta o coordenador.
Outro tema a ser abordado será o câncer bucal. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 14 mil brasileiros todos os anos e leva, em média, 4 mil pessoas ao óbito. “A doença é causada principalmente pela ingestão excessiva de álcool, o fumo, uma alimentação ruim, entre outros hábitos que podem ser evitados”, diz Graziani.
Neste ano, equipes do Governo do Estado estão distribuindo materiais educativos para orientar a população sobre prevenção e bons hábitos de saúde bucal.

GALERIA DE IMAGENS