Paraná fortalece parcerias culturais
e econômicas com província chinesa

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (25) termo de cooperação entre o Parane a província chinesa de Zhejiang
Publicação
25/05/2016 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (25), no Salão Nobre do Palácio Iguaçu, um termo de cooperação entre o estado do Paraná e a província chinesa de Zhejiang. O documento também foi assinado pelo vice-governador Liao Guoxun. O objetivo é ampliar a cooperação social, econômica e cultural entre o Paraná e Zhejiang, no interesse mútuo de seus povos, com ênfasee nas áreas de educação, saúde, capacitação profissional, inovação, pesquisa, ciência e tecnologia, turismo, agroindústria, meio ambiente e energia.
“Estou confiante de que a renovação deste pacto de cooperação vai render frutos generosos de interesse de nossos povos. Em vários aspectos, o Paraná e Zhejiang têm economias complementares, perspectiva que encoraja uma relação comercial mais intensa e mais produtiva”, disse Richa. A visita da comitiva chinesa marca os 30 anos de irmandade entre o Parane a província de Zhejiang, firmada em 1986 no governo de José Richa.
A delegação estará acompanhada de 16 empresários de diversos segmentos interessados em analisar oportunidades de negócios e investimentos e conhecer seus colegas paranaenses. O governador defendeu que desde 2011 o Paraná tem investido na ampliação de sua presença nos mercados internacionais e na atração de investimentos externos. “Graças a esta política, guiada pelo diálogo e o respeito aos contratos, o Paraná já atraiu mais de US$ 10 bilhões aplicados em novas unidades industriais. Isso viabilizou a implementação do maior ciclo de industrialização já visto na história deste Estado”, disse.
Ele lembrou que quando era prefeito de Curitiba esteve na província chinesa. “Fiquei profundamente impressionado com as grandes transformações por que passou a China neste curto espaço de tempo. E fortaleci as minhas convicções de que o êxito de uma nação no processo de crescimento econômico e na melhoria da qualidade de vida de seu povo está intimamente associado a sua industrialização e maior presença no comércio exterior”, afirmou.
Richa disse que a China é o maior exemplo deste modelo de desenvolvimento bem sucedido e o Brasil tem muitas lições a tirar da experiência chinesa. “Além disso, temos um amplo leque de oportunidades de intensificar o nosso intercâmbio em áreas como educação, saúe, inovação, ciência, pesquisa e tecnologia”.
COOPERAÇÃO - O vice-governador Liao Guoxun disse que o objetivo do termo é ampliar a cooperação com o Paraná. “Um Estado com economia forte e que tem um laçõ histórico com nossa província”, disse. Ele agradeceu a recepção do governador e afirmou que o Paraná é um grande produtor de café, cana-de-açúcar, feijão e trigo. “Queremos ampliar nossos negócios exteriores. Temos mais de dois milhões de empresários dispostos a investir em outros países”, afirmou. De acordo com ele, Zhejiang tem 55 milhões de habitantes e um PIB de US$ 660 bilhões.
Saiba mais sobre o Governo do Parana em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS