Paraná em Ação entrega
Carteira de Identidade
com menor prazo

Só nos dois primeiros dias do Mutirão da Cidadania foram feitos mais de mil carteiras de identidade, que agora são digitalizadas no próprio evento
Publicação
10/06/2013 - 11:10

Confira o áudio desta notícia

A agilidade na entrega de Carteira de Identidade é uma das principais novidades do Mutirão da Cidadania-Paraná em Ação, que acontece em Foz do Iguaçu, desde sábado (8) e até esta segunda-feira (10), aniversário de 99 anos da cidade. O mutirão é realizado na Praça da Bíblia, região Leste da cidade, e só nos dois primeiros dias recebeu mais de sete mil pessoas. Já foram emitidos cerca de mil documentos de identidade.
Promovido pelo Governo do Estado, através da secretaria estadual de Relações com a Comunidade, o Paraná em Ação é um evento de responsabilidade social, que oferta serviços gratuitos para a população e tem como objetivo principal o resgate da cidadania através de ações simples, mas de grande impacto na vida das pessoas.
“Nesta edição de Foz do Iguaçu melhoramos o atendimento para documentos de identidade, que são digitalizados no próprio evento”, explica o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber. “Antes esse processo demorava meses para ser entregue ao cidadão. Hoje ele recebe em menor tempo. Isso faz parte das políticas públicas do governador Beto Richa”, afirmou o secretário.
Foz de Iguaçu é o primeiro evento do Mutirão da Cidadania a receber esse serviço de conversão digitalização no próprio evento. Antes esse serviço era separado e levedo para Curitiba. Agora, no próprio Mutirão da Cidadania são feitos cadastramento, coleta de impressão digital e triagem. Depois o documento é digitalizado, inclusive com a datiloscopia do cidadão, e, após escaneado, é encaminhado como pacote eletrônico para a Celepar, em Curitiba. Com isso, o prazo de disponibilização do documento reduziu de 40 a 50 dias para 10 a 15 dias.
No evento, são oito pessoas atuando na conversão e digitalização dos documentos e mais 25 funcionários no cadastramento, coleta de informações e triagem. O secretário Ubirajara Schreiber explica que todo esse processo é resultante do esforço conjunto da Celepar, secretaria de Relações com a Comunidade e Secretaria Estadual da Segurança, através do Instituto de Identificação e Departamento de Polícia Civil.
Além de emissão de documentos, o Paraná em Ação oferta, também, exames preventivos de saúde, atendimentos judiciários e extrajudiciários e orientações gerais e muita atividade cultura. Em Foz do Iguaçu, o mutirão presta atendimento especial a brasileiros que vivem no Paraguai e paraguaios que vivem no Brasil. O trabalho conta com a participação do Consulado do Brasil em Cidade de Leste.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS