Paraná em Ação
atende população de
Ortigueira e região

Mais de 40 serviços gratuitos estarão disponíveis até domingo
Publicação
20/04/2013 - 18:20

Confira o áudio desta notícia

A feira de serviços gratuitos Paraná em Ação, promovida em Ortigueira, região central do estado, segue até domingo (21). As atividades, coordenadas pela Secretaria de Relações com a Comunidade, são realizadas desde sábado na Quadra Poliesportiva Litinho Kovaleski, Rua Atenas s/n (próximo ao lago), com atendimento das 9h às 17h.
Entre os serviços disponíveis emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho; inscrição e contagem de tempo de serviço; orientação sobre benefícios e habilitação da previdência. A população pode se beneficiar de outros serviços e recreação. Alguns dos parceiros são Sesi, Senac e Sesc.
O objetivo do Governo do Estado é promover o resgate da cidadania da população. O secretário especial de Relações com a Comunidade e coordenador do evento, Ubirajara Schreiber, destacou a importância do programa. Ele afirmou que o Governo do Paraná está no caminho certo ao promover ações que se traduzam em qualidade de vida para todos.
PREFEITURA – Secretarias municipais participaram com orientações de prevenção a dengue, sobre o programa Bolsa Família e para a agricultura. Também foi apresentada uma biblioteca itinerante, composta por mais de 700 livros para o ensino fundamental, que serão usadas em 20 escolas.
Serviços como a verificação da pressão arterial, exames de glicemia, métodos conceptivos e orientação em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST), são feitos pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ortigueira. A população ainda tem acesso à área jurídica, utilizando-se dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado, que, trata de questões como: registro tardio; divórcio consensual, reconhecimento de paternidades; guarda de menores, dentre outros serviços judiciais.
DEPOIMENTO - José da Luz, 81 anos, foi acompanhado da filha Maria da Luz para fazer pela primeira vez a identidade. Devido às dificuldades financeiras da família e por acharem complicado o processo, não fizeram o documento. “Resolvemos esperar essa oportunidade que o governo está dando para fazer a documentação de graça”, disse Maria da Luz.
“Estamos contentes pela escolha do mutirão em nosso município, trazendo serviços básicos gratuitos para nossa população. A prefeitura disponibilizou todo o pessoal necessário para esse evento numa parceria com o governo Beto Richa”, afirmou a prefeita Lourdes Banach.

GALERIA DE IMAGENS