Paraná em Ação
atende mais de 8 mil
pessoas no Litoral

Foram feitos 26.273 atendimentos com serviços gratuitos em Morretes. População de cidades vizinhas também aproveitaram o Mutirão da Cidadania
Publicação
07/10/2013 - 16:27

Confira o áudio desta notícia

O Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação atendeu cerca de 8 mil pessoas em Morretes, no sábado e domingo (5 e 6). Foram realizados 26.273 atendimentos nos estandes instalados no Centro Municipal de Eventos. Durante dois dias, a população da região teve à disposição mais de 45 serviços totalmente gratuitos, principalmente emissão de documentos, análises judiciais, exames de saúde e oficinas de reciclagem.
O mutirão é coordenado pela Secretria especial de Relações com a Comunidade, do Governo do Estado, e reúne vários parceiros. “A própria população foi surpreendida com a grandiosidade do evento”, disse o prefeito prefeito Herder Teófilo dos Santos.
O coordenador do mutirão Edson Luiz Arantes reforçou a importância do serviço prestado pela Defensoria Pública e os cartórios. “Muitas pessoas estavam precisando regularizar serviços como união estável, previdenciária, moradia, ratificação de registro civil entre tantos outros benefícios”, enfatiza.
ATENDIMENTOS - O secretário estadual de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, explica que os números mostram a eficácia do programa e a carência da população por ações de cidadania. “O trabalho conjunto com os parceiros, que nos ajudam a concretizar esse programa como um dos mais importantes do Estado no resgate da cidadania e direitos sociais da população, é nosso grande diferencial”, disse Ubirajara.
“A secretaria está fazendo um ótimo trabalho, agregando as prefeituras e reunindo as várias secretarias nesta jornada de benefícios que é levada à nossa população”, comentou o subchefe da Casa Civil, Guto Silva, em visita ao evento.
SAÚDE – Os serviços mais procurados, além da confecção de documentos, foram relacionados à saúde. Muita gente fez um “minicheck-up”, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame de urina feito pela Fundação Pró-Renal. Integraram também o evento a Pastoral da Criança o Rotary Club de Morretes e a Delegacia da Mulher
O ônibus-oficina para costura de materiais recicláveis também chamou a atenção dos participantes. Equipado com 10 máquinas industriais, o veículo faz parte do projeto Alinhavando Oportunidades da Creche Comunitária Casa da Criança São José, de Curitiba.
O objetivo da exposição do veículo é difundir ideias para o aproveitamento de materiais descartados pela indústria. Além de gerar renda, a iniciativa também contribui para a preservação ambiental. Com os produtos são produzidas sacolas, tapetes e almofadas, entre outros produtos.
A captação da matéria-prima é feita com apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que separa resíduos que podem ser reaproveitados. O material passa a integrar o projeto Alinhavando Oportunidades, que recolhe o material e o destina as associações capacitadas para a transformação.
A próxima edição do Paraná em Ação será em Assis Chateaubriand, nos dias 19 e 20 de outubro, no Paço Municipal.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br  

GALERIA DE IMAGENS