A governadora Cida Borghetti entregou nesta segunda-feira (11) mais 22 automóveis para as Agências do Trabalhador e destacou o desempenho do Paraná na geração de empregos. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná foi o estado brasileiro que mais intermediou vagas pelas Agências do Trabalhador no primeiro trimestre deste ano. Das 137.429 vagas intermediadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), 34.691 foram ocupadas no Estado.
Cida disse que os números confirmam uma tendência positiva no Estado e ressaltou que dos 508.189 empregos intermediados pelo Sine durante o ano passado, 107.978 foram nas Agências do Trabalhador instaladas no Paraná, o que representa 21% do total. “Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná ficou à frente de estados maiores. São Paulo, que é praticamente um país, ficou em segundo lugar na intermediação de vagas, com 74.178 empregos ofertados no período pelas Agências do Trabalhador”, disse ela.
Os 22 novos veículos entregues representam investimento de R$ 800 mil feito com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego. Eles somam a 100 unidades entregues em março, compradas pelo Governo do Estado, por R$ 3,3 milhões.
A governadora enfatizou que a melhoria no sistema, com a renovação da frota, e as parcerias articuladas pela Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade, que foi formalizada no mês passado, ajudam o Paraná Estado a criar oportunidades de emprego. “Enquanto o Brasil e o mundo vivem situações difíceis com relação à geração de mão de obra, o Paraná dá respostas positivas neste setor e comemora resultados significativos”, disse ela. “A nova secretaria tem o poder de articular e buscar novos postos de trabalho, além de viabilizar e organizar cursos de capacitação para nossos trabalhadores.”
AJUDAM A INTERMEDIAR - O secretário do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi, explicou que o objetivo é colocar os profissionais das Agências do Trabalhador em contato com os empregadores para acompanhar, intermediar e ampliar a colocação de trabalhadores em todas as regiões do Estado. “Os veículos ajudam os servidores do Sine na intermediação de mão de obra, fazer visitas às empresas e comunidades”, disse Rossi.
Os veículos entregues nesta segunda-feira são para os municípios de Alto Piquiri, Apucarana, Cambará, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Foz do Iguaçu, Imbaú, Mamborê, Marialva, Nova Londrina, Palmeira, Piên, Piraquara, Quitandinha, Roncador, Santa Cecília do Pavão, São João do Triunfo, São Jorge do Ivaí, São Mateus do Sul, Sengés e Tijucas do Sul. “Os carros foram distribuídos obedecendo critérios técnicos. Isso vai ajudar para que os municípios melhorem ainda mais e gerem mais empregos no Estado”, destacou o secretário.
PARCERIAS - O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, explicou que a intermediação de mão de obras é feita constantemente pelos profissionais das agências. “O município tem parcerias importantes com empresas, inclusive de municípios vizinhos. O veículo agiliza e vai possibilitar aos nossos servidores buscarem mais parcerias para colocar mais gente no mercado de trabalho”, afirmou.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis; os secretários da Fazenda, José Luiz Bovo; e da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Thomé; os deputados federais Alex Canziani, Toninho Wandscheer, Luiz Carlos Hauly e Aliel Machado; e os deputados estaduais Maria Victória, Luiz Cláudio Romanelli, Alexandre Curi, Doutor Batista e Missionário Ricardo Arruda.
BOX
Uma em cada dez vagas de empregos no Paraná foi intermediada pelo Sine
Uma em cada dez vagas de emprego geradas no Paraná no primeiro trimestre do ano passado foi intermediada pelas Agências do Trabalhador. No período, 34.691 pessoas conseguiram emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado, que apresentou o melhor resultado de intermediação de mão de obra entre todas as unidades da federação .
O número corresponde a 11,1% de todas as 312.288 admissões registradas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Paraná (Caged) nos três primeiros meses de 2018.
Os dados são do Boletim de Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda, divulgado pelo Observatório Nacional do Mercado de Trabalho.
Em todo o país, 159.932 pessoas conseguiram emprego por meio do Sine no mesmo período, sendo que 11,3% das colocações foram de trabalhadores requerentes do seguro-desemprego (18.072).