Paraná é finalista ao Prêmio
Excelência em Governo Eletrônico

O estado concorre com dois projetos ao prêmio e-gov 2015: o Detran Fácil e a solução de Business Intelligence de Atendimento Socioeducativo. Eles foram desenvolvidos pela Celepar, em parceria com outros órgãos estaduais
Publicação
18/09/2015 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Celepar, assegurou dois projetos entre os finalistas da 14ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2015), envolvendo a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Neste ano, foram inscritos 114 trabalhos, experiências aplicadas nos governos federal, estadual e municipal.
A cerimônia de premiação será no dia 7 de outubro, durante a solenidade de abertura do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop), que será realizado em Salvador (BA).
A solução de Business Intelligence (BI) de Atendimento Socioeducativo e o Detran Fácil são os dois projetos do Paraná que concorrem com mais 14 finalistas. A premiação, criada em 2002, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
DESTAQUE - As duas indicações finalistas ao Prêmio e-Gov 2015, diz o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, reafirmam a posição de destaque que o Estado ocupa no cenário nacional da tecnologia da informação e comunicação, pelo uso de soluções de inteligência voltadas à modernização da gestão pública e à melhoria contínua dos serviços que o Governo oferta à sociedade. “Estado moderno é requisito para o bom atendimento ao cidadão”, disse ele.
DETRAN FÁCIL - Lançado em outubro de 2014, o novo portal Detran Fácil, com 22 serviços disponíveis, foi desenvolvido pela Celepar, em conjunto com o Detran. Ele permite que os usuários façam, sem sair de casa, a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e emitam a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além de consultas e agendamentos.
Desde a sua implantação, os resultados obtidos têm sido consideráveis. Por exemplo, o Detran Fácil já reduziu pela metade o número de atendimentos realizados de forma presencial para estes quatro serviços.
Só neste ano, até agosto, foram cerca de 100 mil processos finalizados, o que diminuiu em até duas horas o tempo médio de espera nas unidades da autarquia em cidades como Curitiba, Londrina e Maringá. Quem utiliza portal online, além de ganhar tempo, evita deslocamentos desnecessários.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a parceria com a Celepar permitiu a execução deste projeto inovador, que retrata muito bem o esforço do Governo do Estado em melhorar os serviços aos cidadãos pelo uso de uma tecnologia avançada. “Continuamos investindo e acreditamos que novos projetos do Detran também estarão presentes nas próximas edições do Secop”, destacou o dirigente.
BI DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO - Em abril de 2013 foi implantada uma solução de Business Intelligence (BI) para o Sistema de Medidas Socioeducativas (SMS). Essa solução proporciona melhorias no atendimento, monitoramento e evolução dos adolescentes em conflito com a lei, atendidos nos Centros de Socioeducação (Cense) e Casas de Semiliberdade. Esse trabalho foi desenvolvido pela Celepar com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
A implantação da solução de BI permite que as informações sejam levantadas com mais rapidez e maior precisão, possibilitando tomadas de decisão eficazes por parte dos gestores das unidades. Também, através da ferramenta, são gerados e enviados documentos para os diretores com as informações e alertas sobre sua unidade.
O secretário da Justiça, Leonildo de Souza Grota, ressaltou que essa ferramenta permite também que o Departamento de Atendimento Socioeducativo identifique casos que mereçam análise mais detalhada no acompanhamento processual de cada adolescente, garantindo que seus direitos sejam respeitados.
“Além disso, a solução de BI possibilita, através de cruzamentos com as bases de dados da Secretaria de Segurança Pública, identificar divergências entre os sistemas transacionais que mantém o cadastro dos adolescentes em conflito com a lei. Isso implica diretamente na quantidade de vagas disponíveis e, consequentemente, na melhoria da gestão”.
PREMIAÇÃO - O prêmio e-Gov que está na sua 14ª edição, tem por objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federal, estaduais e municipais. Além disso, busca divulgar iniciativas de modernização da gestão pública que reflitam em benefícios aos cidadãos, pelo uso das tecnologias da informação e comunicação.
A iniciativa vencedora do "Prêmio Excelência em Governo Eletrônico 2015" será apresentada durante o 43º Secop, de 7 a 9 de outubro, que tem como tema principal "Governo Inteligente: colaboração e soluções inovadoras em TIC". No ano passado, em maio, o evento foi realizado em Foz do Iguaçu, e a Celepar respondeu pela organização.
O Secop é distribuído em palestras, painéis, rodadas de negócios, oficinas e espaços para discussões de temas relevantes do setor de informática pública, tendo como público alvo profissionais de TIC, gestores públicos, acadêmicos e instituições de pesquisas, e profissionais do setor privado.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS