Paraná e Sérvia
discutem possibilidades
de novos negócios

O país tem entre os principais setores industriais a metalúrgica, construção civil, equipamentos pesados, petróleo e gás, minerais, química e energia elétrica
Publicação
02/04/2014 - 17:58
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os secretários estaduais da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, e do Planejamento, Cássio Taniguchi, receberam nesta quarta-feira (2), em Curitiba, o embaixador da Sérvia no Brasil, Ljubomir Milic. No encontro foram debatidas possibilidades de negócios para empresários paranaenses, instalação de indústrias sérvias no Estado e a promoção de uma missão comercial para visitar o país do Leste europeu.
"Apresentamos o programa Paraná Competitivo e detalhamos todas as vantagens que o Estado possui, como a localização privilegiada no país e no Mercosul, mão de obra capacitada, universidades públicas e privadas em todas as regiões e o porto eficiente com administração estadual, entre outras", explica Monteschio.
Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, a Sérvia era uma das repúblicas da Iugoslávia. Considerado uma economia média emergente, o país está em processo de entrada na União Europeia e tem entre os principais setores industriais a metalúrgica, construção civil, equipamentos pesados (vagões ferroviários), petróleo e gás, minerais, química e energia elétrica. "Também temos boas oportunidades de parceria na área do Agronegócio, sementes e alimentos", acrescenta o embaixador.
A possibilidade de abertura de um novo mercado para os empresários paranaenses foi destacada pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal), Alcino Tigrinho. "Temos experiências muito boas em negócios com outros países do Leste Europeu. A busca desses novos mercados é bastante interessante".
Também participaram do encontro os representantes das secretarias da Infraestrutura e Logística, Fernando Raphael de Lima; da Agricultura e Abastecimento, José Tarcíso Fialho; Agência Paraná de Desenvolvimento, Henrique Ricardo dos Santos; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Tatiana Henn; da Copel, Marise Lao, e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Ovaldir Nardin.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS