Paraná e Itália podem expandir parcerias em diversas áreas

Esse foi um dos assuntos do encontro da governadora Cida Borghetti com o cônsul-geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Rafaelle Festa. Cida disse há potencial para ampliar a cooperação em cultura, ciência e tecnologia, educação e na saúde.
Publicação
27/04/2018 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti se reuniu nesta sexta-feira (20), em Maringá, com o cônsul-geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Rafaelle Festa, e falou sobre as parcerias já existentes e as possibilidades de avanço no intercâmbio entre o Estado e aquele país. O encontro teve a participação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), José Valêncio; do presidente eleito da entidade, Michel Felippe Soares, e do secretário de Estado de Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira. Também participaram empresários locais.

“No Paraná e Santa Catarina temos, de longa data, um grande potencial de expandir e fomentar essas parcerias em todas as áreas, seja na cultura, na ciência e tecnologia, na educação e na saúde”, disse a governadora. Cida faz parte do Conselho do Comitê dos Italianos no Exterior para o Paraná e Santa Catarina. No encontro, ela lembrou que já existe há tempo uma grande parceria entre os governo brasileiro, do Paraná e da Itália e regiões italianas. “Firmamos convênios de cooperação técnica com a região da Emília Romagna, com a Universidade Tor Vergata, de Roma, para fomentar a língua italiana nas universidades estaduais”, lembrou a governadora.

LÍNGUA ITALIANA - Essa é a primeira visita oficial de Rafaelle Festa a Maringá, município com forte presença de descendentes italianos. A visita à Universidade Estadual de Maringá (UEM) fez parte da agenda. Na quinta-feira, o cônsul-geral esteve em Londrina. Festa contou que conversou com os prefeitos e reitores das universidades, com vistas a parceria para a recuperação da língua italiana nas escolas municipais e, também, como opção no vestibular.

“Como é grande o número de descendentes que contribuiu com o desenvolvimento da região, acho que é importante, para o intercâmbio e como sinal de recuperação da identidade cultural”, disse ele. Ele citou a parceria entre consulado e Maringá para fomentar a língua italiana. O consulado vai capacitar professores da rede municipal de ensino para dar aulas a crianças de do 1 ao 5 anos.

GALERIA DE IMAGENS