Paraná discute acordos de
cooperação com Québec

Videoconferência reuniu profissionais do governo paranaense e da província canadense, que até setembro vão elaborar um documento com projetos e ações a serem negociados
Publicação
05/07/2011 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

O estado do Paraná e a província do Québec (Canadá) discutem as possibilidades de cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Uma videoconferência realizada na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reuniu profissionais dos dois governos, que apresentaram um panorama da pesquisa e da inovação em seus estados e identificaram algumas áreas e projetos de interesse comum.
De acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Maria Elizabeth Lunardi, o objetivo da videoconferência foi promover a troca de informações sobre os projetos, áreas temáticas e instituições de ensino e pesquisa interessadas em implementar um acordo de cooperação técnica e científica para os próximos anos entre o Paraná e a região canadense.
Até o mês de setembro, as duas delegações elaborarão um documento em que constarão os projetos e ações a serem negociados no âmbito desta cooperação no período 2011-2014. O Estado do Paraná já apresentou uma proposta em 2010 que será, oportunamente, ratificada ou retificada pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e encaminhada pela Secretaria ao Governo Quebequense para apreciação.
A apresentação institucional da Secretaria chamou a atenção para a rede de universidades estaduais e federais existente no Estado e para as linhas de financiamento do Fundo Paraná e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico para financiar projetos e promover a mobilidade de estudantes e pesquisadores.
Do lado paranaense, além da coordenadora, participaram José Carlos Gehr, diretor administativo-financeiro da Fundação Araucária, Gerson Koch, coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e a assessora para Assuntos de Diplomacia Pública e Institucionais do Governo do Québec, em São Paulo, Roberta Lara.
Do Canadá, diretores e conselheiros do Ministério de Desenvolvimento Econômico, de Inovação e Exportação e de Relações Internacionais expuseram as estratégias das áreas a serem implementadas até 2013. Participaram da videoconferência a diretora de Colaboração Internacional, Marie-Josée Blais; a conselheira em assuntos internacionais, Emmanuelle Czor; o diretor Eric Marquis; a chefe da seção do Brasil, Lise Gravel e a conselheira da seção Brasil, Raphaelle Beauregard.
COOPERAÇÃO – A Cooperação Paraná-Quebec, em negociação desde 2009, estabelece algumas áreas de interesse prioritário para as duas regiões no âmbito da ciência e da tecnologia: meio ambiente, desenvolvimento sustentável, energias renováveis, articulação universidade/empresa e compromisso social das universidades. Os convênios devem ser estabelecidos com instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais, em programas de formação, intercâmbios acadêmicos, cursos, programas conjuntos de pesquisa, no âmbito da graduação e da pós-graduação.
TECNOLOGIA – A videoconferência entre o Paraná e a Província do Québec foi uma iniciativa que marca uma nova forma de trabalhar. Mais econômica e integradora, a sala é resultado de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar/Appi), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

GALERIA DE IMAGENS