Paraná busca experiência de
SP na área de Defesa Civil

Visita técnica gerou informações que ajudarão no aperfeiçoamento do sistema paranaense de prevenção e enfrentamento de desastres
Publicação
22/06/2011 - 11:59
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes do governo paranaense estiveram nesta semana em São Paulo, em visita técnica a órgãos do governo paulista para trocar informações nas áreas de meio ambiente e prevenção e atendimento a desastres. Integraram o grupo representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Mineropar, do Instituto das Águas e do Simepar.
A visita teve como objetivo conhecer boas práticas do sistema paulista de Defesa Civil, tanto do ponto de vista operativo e organizacional quanto de articulação entre os diversos segmentos de governo.
A comitiva visitou o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, que conta com uma sala de monitoramento hidrológico, atuando no processamento de informações de estações de monitoramento espalhadas por diversas bacias hidrográficas daquele Estado. O departamento envia alertas sobre situações críticas à Defesa Civil e mensagens por celular para usuários cadastrados.
Depois, o grupo foi à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que monitora a qualidade do ar e acidentes com produtos perigosos, realizando inclusive o atendimento desses acidentes. Visitou ainda o Instituto Geológico de São Paulo, que faz mapeamentos de áreas de risco e, em parceria com a Defesa Civil, desenvolve também os Planos Preventivos de Defesa Civil, que prevêem ações das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil frente aos diferentes graus de risco de deslizamentos de encostas.
Fechando o roteiro, os paranaenses visitaram a Coordenadoria da Defesa Civil, instalada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. Além de assistir a uma palestra sobre o Sistema Estadual de Defesa Civil, visitaram o centro de gerenciamento de desastres.
A articulação institucional do Sistema Estadual de Defesa Civil do Paraná vem passando por uma revisão de seu planejamento para enfrentamento de desastres e as experiências observadas em São Paulo auxiliarão no desenvolvimento desse sistema, cujo objetivo principal é a execução das quatro ações globais de defesa civil: a prevenção, a preparação, a resposta e a reconstrução, para a redução dos desastres em todo o território paranaense.

GALERIA DE IMAGENS