Paraná assume presidência
do Conselho Nacional de
Secretários de Saúde

Publicação
26/04/2017 - 15:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, tomou posse nesta terça-feira (25), em Brasília, como presidente do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Ele terá o desafio de ser o principal interlocutor dos Estados nas demandas da área da Saúde.
A solenidade fez parte das comemorações aos 35 anos da instituição e contou com a presença de autoridades nacionais e paranaenses. "É uma grande honra assumir a presidência do Conass. Isso mostra que o Paraná é hoje referência em saúde pública e, portanto, temos muito a contribuir para a melhoria do SUS em âmbito nacional", declarou Caputo Neto.
Também tomou posse nesta terça-feira a nova mesa diretora do Conass: os vice-presidentes regionais (secretário do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis (Sul); do Distrito Federal, Humberto Fonseca (Centro-Oeste); do Rio de Janeiro, Luis Antônio de Souza Teixeira Júnior (Sudeste); de Pernambuco, José Iran Costa Júnior; e do Pará, Vítor Manuel Jesus Mateus (Norte).
Caputo Neto disse que sua gestão (2017/2018) será pautada no apoio técnico às secretarias estaduais, assim como no fortalecimento do diálogo entre os Estados e na proposição de uma agenda de eficiência e inovação no SUS. "Queremos estreitar as relações entre os Estados e também construir uma agenda tripartite, que envolva ações intersetoriais com a participação efetiva dos municípios e do governo federal", ressaltou Caputo Neto.
Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, este é o caminho para avançar nas políticas públicas de saúde, sobretudo neste momento de crise. "Com a escassez de recursos para a saúde, é preciso saber fazer mais com menos. Por isso, devemos trabalhar cada vez mais em parceria com as demais esferas administrativas e buscar solução para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde", disse ele.

GALERIA DE IMAGENS