Paraná apresenta avanços
da saúde em congresso
nacional de secretarias

Gestores de todo o País podem conhecer ações e programas estratégicas desenvolvidos pelo Governo do Estado no evento, em Fortaleza
Publicação
01/06/2016 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Políticas públicas de sucesso como as redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência são destaque no 32° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, aberto nesta quarta-feira (1), em Fortaleza (CE). Gestores de todo o País podem conhecer um pouco das ações e programas estratégicas desenvolvidos pelo Governo do Paraná no setor.
O evento também é uma oportunidade de as prefeituras paranaenses apresentarem experiências nas mais diversas áreas da saúde pública. Ao todo, 41 trabalhos do Paraná foram inscritos e serão expostos na Mostra Brasil, Aqui tem SUS, que reúne projetos de 26 Estados.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o congresso se tornou um espaço de intensa troca de experiências e o Paraná tem muito a compartilhar. "Temos uma série de programas que são exemplo para o País, como o HospSUS, de apoio financeiro aos hospitais públicos e filantrópicos, e o VigiaSus, que fortalece a vigilância em saúde. Iniciativas pioneiras e inovadoras que tem transformado a realidade de saúde do nosso Estado", afirmou o secretário.
Caputo Neto lembra ainda que o estabelecimento desses e outros programas estratégicos (ApSus, ComSus, Farmácia do Paraná e Hospitais do Paraná) serviram de base para a implantação das redes de atenção. "Tudo isso já vem refletindo na qualidade do atendimento ofertado a população e, o que é melhor, salvando vidas", completou o secretário, se referindo à redução da mortalidade materna e infantil e da mortalidade por acidentes e doenças cardiovasculares.
ESTANDE – No estande do Paraná, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde fica à disposição dos congressistas até sábado (4) para tirar dúvidas, distribuir materiais informativos e esclarecer de que forma as prefeituras paranaenses têm acesso a incentivos estaduais.
O diretor-geral da Secretaria, Sezifredo Paz, diz que o objetivo é se aproximar dos gestores municipais, buscando soluções para as demandas de cada cidade. "Nossa intenção é concentrar os investimentos nos municípios. Por isso, o diálogo com as prefeituras é essencial para que possamos definir prioridades e alocar mais recursos em áreas que realmente tenham impacto direto na qualidade de vida da população", destacou o diretor.
Entre os materiais paranaenses distribuídos no congresso está um balanço com as 24 principais ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná nos últimos cinco anos na área da saúde. O informativo revela os resultados alcançados a partir de cada iniciativa e traz ainda de um relato de como foi o processo de estabelecimento dessas políticas.
Segundo a secretária-geral do Conselho Municipal de Saúde de Santo Antônio de Leverger (MT), Graziela de Oliveira, que visitou o estande do Paraná, é extremamente importante que a gestão estadual faça esse tipo de prestação de contas. "É preciso tratar a saúde pública com transparência. Sabemos que há dificuldades, mas nós do controle social só podemos dar sugestões e ajudar a administração pública quando temos informações reais do que está acontecendo", disse ela, ressaltando o uso do controle social com instrumento de gestão.
EXPERIÊNCIAS – Além do estande da Secretaria, o Paraná está representado no estande do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR) e na sessão de pôsteres da Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Com 41 trabalhos, o Estado é o que mais tem iniciativas selecionadas.
Entre elas está a do Consórcio Intermunicipal da Saúde da Costa Oeste (Ciscopar) na implantação do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIMPR) e do modelo de atenção às condições crônicas; o projeto Bumerangue de Promoção da Cultura da Paz de Ponta Grossa; a assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos de Toledo; as ações de combate ao Aedes Aegypti de Turvo; a qualificação das salas de vacina da região de Francisco Beltrão; o trabalho de educação permanente e as oficinas de autocuidado de Londrina; e o projeto Ouvidoria Ativa de Castro.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS