O Paraná Cidadão, feira de serviços ofertados gratuitamente à população, registrou quase 7 mil atendimentos em Marumbi, no Vale do Ivaí. O evento terminou nesta quarta-feira (28), depois de três dias de atendimento ao público. Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Salão Paroquial da Praça Senhor Bom Jesus.
“Essa feira de serviços é muito importante porque atende municípios que têm uma população mais carente. Assim, nós levamos a estrutura do Governo do Estado e diversos serviços para perto das pessoas”, disse o secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.
Mais de 50 serviços são colocados à disposição da população. Alan Patrício, de 25 anos, aproveitou para fazer o cadastro no programa Nota Paraná. “É uma forma de combater que as empresas não paguem o imposto devido e garantir um dinheirinho na conta”, disse ele.
Um dos serviços mais procurados é a emissão da carteira de identidade. Em uma parceria com o Instituto de Identificação do Paraná, quase 800 pessoas fizeram o RG em Marumbi. Ediana Correa, fez RG e CPF do filho, Mateus, de 13 anos pela primeira vez. “É uma ação bem importante porque aqui na cidade é difícil fazer os documentos. Aproveitei e fiz os dois do meu filho de uma só vez”.
O evento começou na segunda-feira (26) com ações específicas do Projeto Criança e Adolescente Protegidos. Nesta data atendeu exclusivamente o público com a idade entre zero e 17 anos para confecção do RG. Na terça e na quarta-feira, o evento foi aberto para toda a população.
O Paraná Cidadão é organizado pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos em parceria com outras secretarias de Estado, prefeituras e instituições. Só no ano passado ocorreu em 19 cidades e realizou 205,5 mil atendimentos.