Paraná Cidadão faz 14 mil atendimentos em Ibaiti

O evento encerrado nesta sexta-feira (15) contou com diversas ações de parceiros estaduais e municipais. Foram ofertados mais de 30 serviços nas áreas de assistência social, cidadania, cultura e lazer, direitos humanos, educação, trânsito, habitação e trabalho, entre outros.
Publicação
15/06/2018 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A cidade de Ibaiti recebeu nesta semana a feira de serviços Paraná Cidadão, que oferece diversos serviços gratuitos à população. Durante o evento, em torno de 7 mil pessoas passaram pelo local, público que somou cerca de 14 mil atendimentos. A feira, que terminou nesta sexta-feira (15), é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

O evento contou com diversas ações de parceiros estaduais e municipais. Foram ofertados mais de 30 serviços nas áreas de assistência social, cidadania, cultura e lazer, direitos humanos, educação, trânsito, habitação e trabalho, entre outros.

Na quarta-feira (13), o atendimento foi exclusivo para crianças e adolescentes para a emissão da carteira de identidade. A ação que faz parte do projeto Criança e Adolescente Protegidos e confeccionou em torno de 300 RGs.

Na quinta e na sexta-feira (14 e 15), a população teve a oportunidade de fazer documentos, procurar vagas de emprego, incluir o nome nas tarifas sociais de luz e água (Copel e Sanepar) e aderir ao programa Nota Paraná. Também puderam receber ajuda e orientações nas áreas jurídica, de direitos humanos e assistência social, sobre violência contra mulher e formas de proteção e, ainda, informações referentes à habitação, saúde e trânsito.

Alunos de escolas estaduais e municipais de Ibaiti assistiram a palestras sobre a socioeducação, com explicações de como funciona o sistema socioeducativo no Paraná, o que o adolescente que cumpre medida socioeducativa faz dentro de uma unidade e como ele volta ao convívio da família e da sociedade.

Segundo o secretário da Justiça, Elias Thomé, o Paraná Cidadão é o Estado mais próximo da população, onde a cidadania acontece. “O evento só é possível porque temos inúmeros parceiros, várias secretarias que colaboram com a realização desta feira que oferta serviços essenciais, muitas vezes de dificíl acesso para a população”, disse.

ATENDIMENTOS - O conselheiro tutelar Wilson Ramos, 57, levou o filho de quatro anos para fazer a primeira carteira identidade. “Essa é uma oportunidade única e extremamente importante. O documento de identificação é o título de cidadania do povo e esse evento facilitou o acesso a este documento”, disse.

O estudante Murilo Alves foi atrás de uma oportunidade de trabalho. “Fiz meu cadastro na Agência do Trabalhador e agora é só esperar pela minha vaga”, afirmou o Alves.

GALERIA DE IMAGENS