O Paraná Cidadão, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, emitiu no ano passado 11.288 carteiras de identidade para crianças e adolescentes com idades de 2 a 17 anos. Eles fazem parte do programa Criança e Adolescentes Protegidos, uma parceria da Secretaria da Justiça com o Tribunal de Justiça do Paraná e que tem como objetivo garantir identidade de forma biométrica e digital para esse público, incluindo alunos de escolas estaduais e municipais. O programa recebe recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e apoio da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
O Paraná Cidadão leva à população serviços gratuitos e orientação em diversas áreas, por meio de eventos realizados nos municípios, em parceria com as prefeituras e voluntários. A emissão de carteira de identidade é um dos serviços mais procurados.
No ano passado, além do público do programa Criança e Adolescentes Protegidos, foram confeccionadas mais 5.683 mil RGs para a população em geral, totalizando 16.971 documentos emitidos, em 22 municípios paranaenses. Um dos destaques foi Foz do Iguaçu, que bateu recorde de atendimento em único evento, com 1.886 RGs emitidos.
“O número mostra um avanço nos atendimentos e uma melhora na emissão das carteiras de identidade de evento para evento. Queremos sempre aprimorar e fazer com que o cidadão paranaense consiga ter em mãos seus devidos documentos”, ressaltou o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.
APRIMORA – Os números de 2017 são bem superiores aos do ano anterior, quando foram emitidos 1.814 mil documentos de identidade. Além do atendimento pelo Programa Criança e Adolescentes Protegidos, o crescimento se deve, também, a otimização dos trabalhos, na reestruturação da equipe e dos serviços, segundo o coordenador-geral da Seju, Elias Thomé. “A cada ano aprimoramos e ampliamos nossas ações para poder atender da melhor maneira a população”, afirma ele.
O PROGRAMA - O Paraná Cidadão tem a finalidade de oferecer serviços que promovam cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população. As feiras de serviços Paraná Cidadão são ações integradas e concentradas, realizadas a partir da articulação com as instituições parceiras, que oferecem serviços públicos gratuitos que promovam cidadania e inclusão social a todos os paranaenses
NESTE ANO - O primeiro evento do Paraná Cidadão em 2018 será em Inácio Martins, de terça a quinta-feira da próxima semana (6 a 8 de fevereiro). Para acompanhar a agenda do evento no município, acesse AQUI.