Pais de estudantes da 5.ª série do Colégio Estadual Alfredo Greipel Júnior, em Piên, Região Metropolitana de Curitiba, assistiram às aulas com seus filhos nesta quarta-feira (16). A atividade faz parte do projeto Família da Escola, que está sendo implantado este ano pela diretoria daquele colégio. O objetivo é fazer com que os pais conheçam os direitos e deveres seus e dos filhos, além do funcionamento do cotidiano escolar.
O projeto é resultado do diálogo com a equipe pedagógica, professores e funcionários sobre o pouco envolvimento dos pais com a escola. “As demais séries também serão contempladas posteriormente”, ressaltou Cleudane Andrade Hornick, diretora da escola.
A primeira aula do dia é com a diretora e equipe pedagógica. A reunião serve para que os pais conheçam a proposta político-pedagógica do colégio, além do papel da escola e o papel da família na educação dos filhos. Indisciplina de alunos é outro tema em pauta. “Aprendi que existe divisão de responsabilidades”, comentou a mãe de aluno Fátima Proussak.
Depois, os pais são convidados a visitar as dependências da escola, como a secretaria, a biblioteca, os laboratórios, a cozinha, a sala dos professores. Nesses espaços, os professores, pedagogos ou funcionários têm a oportunidade de apresentar o funcionamento da rotina da escola. “Se o pai ou mãe conhece quem trabalha na escola e suas funções, sabe a quem recorrer, com quem deve conversar”, ressaltou a mãe de aluno Silvia Jaqueline dos Santos Gonçalves. Ela ainda lembrou que o encontro valoriza não apenas os pais, mas também os estudantes.
SALA - Após o intervalo, os pais vão às salas dos filhos para assistir às aulas. Para Scheila Damas Zappe, professora de Língua Portuguesa, o encontro serve para que os pais conheçam e auxiliem no trabalho. “O professor que está ciente do seu papel usa cobranças dos pais como forma de contribuição para o seu trabalho”, afirmou a professora.
“O mais importante é que meu pai vai estar atento sobre tudo o que acontecerá no ano, vai me alertar sobre as provas e me ajudar”, disse Felipe Roberto Gonçalves, aluno da 5.ª série. Para ele, o encontro também é uma chance de a família conhecer os seus professores e colegas.
O projeto é resultado do diálogo com a equipe pedagógica, professores e funcionários sobre o pouco envolvimento dos pais com a escola. “As demais séries também serão contempladas posteriormente”, ressaltou Cleudane Andrade Hornick, diretora da escola.
A primeira aula do dia é com a diretora e equipe pedagógica. A reunião serve para que os pais conheçam a proposta político-pedagógica do colégio, além do papel da escola e o papel da família na educação dos filhos. Indisciplina de alunos é outro tema em pauta. “Aprendi que existe divisão de responsabilidades”, comentou a mãe de aluno Fátima Proussak.
Depois, os pais são convidados a visitar as dependências da escola, como a secretaria, a biblioteca, os laboratórios, a cozinha, a sala dos professores. Nesses espaços, os professores, pedagogos ou funcionários têm a oportunidade de apresentar o funcionamento da rotina da escola. “Se o pai ou mãe conhece quem trabalha na escola e suas funções, sabe a quem recorrer, com quem deve conversar”, ressaltou a mãe de aluno Silvia Jaqueline dos Santos Gonçalves. Ela ainda lembrou que o encontro valoriza não apenas os pais, mas também os estudantes.
SALA - Após o intervalo, os pais vão às salas dos filhos para assistir às aulas. Para Scheila Damas Zappe, professora de Língua Portuguesa, o encontro serve para que os pais conheçam e auxiliem no trabalho. “O professor que está ciente do seu papel usa cobranças dos pais como forma de contribuição para o seu trabalho”, afirmou a professora.
“O mais importante é que meu pai vai estar atento sobre tudo o que acontecerá no ano, vai me alertar sobre as provas e me ajudar”, disse Felipe Roberto Gonçalves, aluno da 5.ª série. Para ele, o encontro também é uma chance de a família conhecer os seus professores e colegas.