Nesta sexta-feira, 16 de março, é celebrado o Dia do Ouvidor. Desde 2012, a Ouvidoria Geral do Estado fez 403.628 atendimentos à população - uma média de 178 por dia. São solicitações, reclamações, denúncias, sugestões, elogios e pedidos de acesso a informações relacionadas a órgãos e secretárias do Estado. Somente neste ano, de janeiro e até 14 de março, foram 21.619 atendimentos.
O atendimento é presencial ou pelo site, e-mail, e correspondência. No próximo semestre será lançado aplicativo para receber as solicitações.
Cada órgão do governo conta com uma ouvidoria, responsável por dar resposta ao cidadão e melhorar os serviços públicos do Estado. É para lá que os pedidos atendidos pela Ouvidoria Geral são encaminhados.
SAÚDE É DESTAQUE - A Secretaria da Saúde é um destaque, pois atende todos as solicitações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e possui 111 ouvidorias em suas regionais, hospitais e unidades próprias, consórcios de saúde e hospitais que recebem apoio do Governo do Estado.
A pasta da Educação também mantém ouvidorias em seus Núcleos Regionais e nos locais de atendimento ao público, ampliando ainda mais o contato com a população.
CONTRIBUIÇÃO – A ouvidoria faz parte da Controladoria Geral do Estado, que é a responsável por acompanhar e fiscalizar a administração pública. O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, considera a ouvidoria um importante canal para que a população contribua para a melhoria do serviço público. “Toda solicitação que entra na ouvidoria segue para as secretarias, que recebem e resolvem a demanda. Nós retornamos ao cidadão para confirmar se seu pedido foi atendido”, explica. “É mais um canal aberto, um controle feito pela sociedade em cima dos serviços e do dinheiro público”, afirma.
VOZ – Para o coordenador da Ouvidoria Geral, Roberval Castilho, os ouvidores são responsáveis por dar voz aos cidadãos. “A partir dos pedidos da população, contribuímos com o a modernização da máquina pública para tornar os serviços do Estado mais eficientes e efetivos”, destaca.
CONTATO – A Ouvidoria Geral atende por diversos canais. A população pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 0800 41 11 13, que atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Também pode enviar um e-mail para ouvidoria@cge.pr.gov.br ou acessar o site www.cge.pr.gov.br e buscar pelo link Ouvidoria. O órgão também presta atendimento presencial ou por cartas. O endereço é Rua Mateus Leme, 2018 – Centro Cívico – Curitiba (CEP 80530-010).
A solicitação pode ser identificada ou anônima. A partir do primeiro contato, os pedidos são encaminhados para o órgão relacionado, que tem até 30 dias para dar um retorno ao cidadão. Em casos mais graves, como denúncias a agentes do Estado, são abertas sindicâncias internas para buscar uma resolução.
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Na Saúde, número de pessoas atendidas aumentou 357%
A Secretaria da Saúde é uma das que mais demandam atendimento. O número de usuários do SUS que utilizou este canal aumentou 357% entre 2011 e 2017, passando 4.143 para 18.959 pessoas atendidas no período.
“As ouvidorias são canais diretos de comunicação com o cidadão. A ampliação deste serviço nesta gestão mostra a preocupação do Governo do Estado em ouvir a população paranaense e, dessa maneira, melhorar a saúde pública no Estado”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
O aumento nos atendimentos também é decorrente do crescimento do número de ouvidorias no Estado. Atualmente, são 22 ouvidorias regionais, 17 ouvidorias nos hospitais e unidades próprias, 14 ouvidorias nos consórcios intermunicipais de saúde e 58 ouvidorias nos hospitais públicos e filantrópicos que recebem apoio do Governo do Estado.
“A ouvidoria busca ampliar o acesso do cidadão na comunicação com os gestores e isso só tem resultado devido à importância dada a este trabalho pela atual gestão”, diz o ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza.
ENCONTRO – Para marcar o Dia Nacional do Ouvidor, nesta sexta-feira (16), acontece em Campo Mourão, um encontro de ouvidores das regionais da Saúde de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e de Maringá, de hospitais, consórcios intermunicipais de saúde e secretarias municipais de saúde da região. Será no Centro Universitário Integrado, das 8h às 17h. A realização é da Ouvidoria Geral da Saúde.