Orquestra Sinfônica homenageia Neyde Thomas

Cantora lírica radicada em Curitiba morreu em agosto. Concerto nesta quarta-feira (5), no Guairão, também lembrará o centenário de morte de Gustav Mahler
Publicação
29/09/2011 - 14:17
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A cantora lírica e professora Neyde Thomas, morta em agosto, será homenageada pela Orquestra Sinfônica do Paraná com um concerto no Guairão, em Curitiba. A apresentação, com regência do maestro Osvaldo Ferreira, acontece nesta quarta-feira (5), às 20 horas. Na ocasião, também será lembrado o centenário de morte do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911), responsável por ligar a música do século 19 com a modernidade.
Figura reconhecida no cenário da música erudita nacional e internacional, a paulista Neyde Thomas também formou cantores que hoje fazem sucesso nesse circuito. Em 1989, radicou-se em Curitiba, onde lecionou na Escola de Música e Bela Artes e no Teatro Guaíra, dirigiu o núcleo de canto lírico da Oficina de Música e foi orientadora vocal da Camerata Antiqua, entre outras atividades. Morreu no dia 11º de agosto, aos 81 anos.
O conjunto do trabalho artístico de Gustav Mahler é formado basicamente de canções, um poema sinfônico e nove sinfonias completas (os grandes destaques de sua produção). É considerado o compositor que abriu caminho para a música revolucionária e atonal de Arnold Schönberg, Anton Webern e Alban Berg.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Dia 5, às 20 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade s/n, Curitiba)
Ingressos a R$ 20
Repertório: Tosca (Giacomo Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), A Flauta Mágica (Wolfgang Mozart), Gianni Schicchi (Giacomo Puccini) e Sinfonia nº 5 em Do Menor Sustenido (Gustav Mahler).

GALERIA DE IMAGENS