Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta para alunos da rede pública

O concerto será nesta sexta-feira (15), às 10h, no auditório do Canal da Música. Participarão desta primeira edição aproximadamente 400 alunos dos Colégios Estaduais Guido Straub e Bom Pastor
Publicação
14/04/2011 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Depois do grande sucesso na abertura de temporada, com o concerto realizado quarta-feira (13), no Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná já se prepara para uma nova apresentação. Desta vez com o “Concerto Didático”, que será realizado nesta sexta-feira (15), às 10h, no auditório do Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, Mercês).
Participarão desta primeira edição aproximadamente 400 alunos dos Colégios Estaduais Guido Straub e Bom Pastor.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Cultura, Teatro Guaíra, TV E Paraná, Canal da Música e Secretaria da Educação e tem como objetivo despertar na criança e no adolescente o interesse pela música.
Durante a apresentação, que será dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, serão explicadas as funções de cada instrumento e a sua colocação dentro de uma orquestra e sobre as obras do repertório, que são: Abertura Festiva”, de Camargo Guarnieri, e “Sinfonia N° 3 - Eroica”, de Ludwig van Beethoven.
Está será a segunda apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira.
O público que lotou a plateia do Guairão, no primeiro concerto, foi presenteado com o repertório escolhido pelo maestro e a performance do premiado violinista alemão Nicolas Koeckert, que interpretou o “Concerto para Violino em Re Maior”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, considerada uma das obras mais difíceis do compositor russo.
Os acordes precisos e a longa duração da música, que exige uma grande concentração do solista, deixou o público sem respirar em vários momentos de sua apresentação.
Nicolas contou que essa obra integra seu repertório desde os seus 16 anos. Grande conhecedor da obra de Tchaikovsky, o violinista percorre o mundo levando a sua arte. Nascido em Munique, na Alemanha, filho de mãe brasileira e pai alemão, ele afirma que fica feliz em tocar no Brasil, porque o povo é muito alegre.

GALERIA DE IMAGENS