Orquestra Sinfônica do Paraná
apresenta obra rara de Wagner

Concerto será neste domingo (04), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto sob regência do maestro titular Stefan Geiger.
Publicação
28/02/2018 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Orquestra Sinfônica do Paraná vai apresentar neste domingo (04), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), em Curitiba, O Anel sem Palavras, de Richard Wagner, sob regência do maestro titular Stefan Geiger. O concerto será as 10h30. A entrada é R$ 20,00.

No programa Richard Wagner (Lorin Mazel) - O Anel sem Palavras. Stefan Geiger diz que execução dessa obra é rara no Brasil, pois requer uma orquestra muito grande como a OSP e também são necessários instrumentos especiais. No total são 8 trompas, sendo 4 tubas wagnerianas. “Há um trombone contrabaixo, que tem mais ou menos dois metros, um trompete baixo especial e 18 bigornas, que emitem um som singular”.

Em pouco mais de uma hora, a mais famosa ópera alemã será executada sem cantores, apenas com instrumentos. “Para mim é um grande momento e também é assim para os nossos músicos da orquestra, pois alguns deles terão poucas chances de repetir isso. Eu estou consciente de que este momento é único e fico muito grato por isso, especialmente pelo fato da obra ser de um músico alemão”, afirma Geiger.

RICHARD WAGNER (1813-1883) - Além de compositor era poeta, libretista, diretor de teatro, maestro e ensaísta alemão. É reconhecido como o principal compositor do romantismo, sendo grande sua contribuição para a reforma do teatro musical. Ao contrário da maioria dos outros compositores de ópera, Wagner, autodidata, sempre escreveu o libreto e o roteiro para suas obras.

Ele transformou o pensamento musical em sua ideia de Gesamtkunstwerk (obra de arte total), síntese de artes poéticas, visuais, musicais e dramáticas. Este conceito encontra sua realização no Festspielhaus de Bayreuth, o teatro que ele construiu para a representação de suas peças, onde o Festival de Bayreuth ainda é feito, completamente dedicado a ele.

O ANEL SEM PALAVRAS - O maestro Lorin Maazel selecionou aqueles que seriam os melhores momentos da ópera O Anel do Nibelungo, sob encomenda da Telarc Records, em 1987.

O trabalho de Maazel foi condensar as 17 horas de música Wagneriana em 1h15, relevando os momentos de maior paixão e dramaticidade, articulando vinte excertos do ciclo operístico, relevando os principais temas orquestrais a fim de preencher a ausência do texto e das vozes.

O MAESTRO - Stefan Geiger recebeu formação musical em Colonia, Trossingen, Bremen, Paris e Philadelphia. Foi bolsista da “Studienstiftung des deutschen Volkes” e ganhou prêmios em diferentes concursos internacionais.

Entre os trabalhos que promoveu junto à orquestra paranaense estão diversos concertos apresentados desde 2012, incluindo os concertos, tocados ao vivo, com projeção dos filmes: “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger, trilha sonora de Wolfgang Zeller; “Metropolis”, de Fritz Lang, trilha sonora de Gottfried Hupertz; “Marinheiro de encomenda”, de Buster Keaton, trilha sonora de Timothy Brock.

SERVIÇO - Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná - Duração 1h15.

Data: 4 (domingo).

Horário: 10h30.

 

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão – Curitiba – Paraná.

Classificação: maiores de 7 anos.

Ingressos: R$ 20,00.

 

GALERIA DE IMAGENS