Novo poço da Sanepar permitirá expansão de Jardim Alegre

O sistema de abastecimento entra em operação no começo do ano que vem e vai garantir a água da cidade para os próximos 17 anos
Publicação
21/10/2011 - 17:57
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O gerente-geral da Sanepar na região Nordeste do Paraná, Paulo Kishima, mostrou, nesta sexta-feira (21), ao prefeito de Jardim Alegre, José Martins de Oliveira, a obra de implantação da adutora que ligará o novo poço do Aquífero Guarani ao sistema de abastecimento do município.
Com recursos de R$ 1,41 milhão, do BNDES, a Sanepar vai colocar em operação o novo poço, no começo do ano que vem, e garantir o abastecimento de água da cidade para os próximos 17 anos. Estão sendo implantados 2.772 metros de tubulação, ligando o poço ao centro de reservação de água, que fica na região central.
O poço tem 690 metros de profundidade e vazão de 50 metros cúbicos por hora. A água tem excelente qualidade e precisa apenas ser resfriada. Sua temperatura gira em torno dos 40ºC, mas uma torre de resfriamento será instalada para levar a água a 26ºC.
Kishima afirmou que o sistema atual, composto por cinco poços do aquífero Serra Geral, está no limite. “Com a conclusão desta obra, desativaremos dois poços que vêm apresentando problemas. A vazão do novo poço permitirá o abastecimento do município até 2028, dentro da previsão de crescimento populacional”.
O prefeito de Jardim Alegre disse que o município deverá receber nos próximos anos cerca de 600 novas moradias. “Não tem faltado água no município, mas este poço vai garantir o nosso futuro. Esta água do Guarani vai nos ajudar no atendimento de 211 casas cujo projeto de construção já está em andamento”, destacou.
A visita à obra foi acompanhada pelo gerente regional da Sanepar em Apucarana, Nelson Mardegan, pelo o engenheiro da Sanepar, responsável pela obra, Gladiston Cotêlo, e pelo engenheiro residente da empreiteira Metro Engenharia e Empreendimentos Ltda, Donizete Felipin.
Vicente Luiz Rosendo, funcionário público aposentado e morador do Conjunto Habitacional José Lopes da Silva, região Sul de Jardim Alegre, avalia que o poço perfurado no Guarani é muito importante para o crescimento da cidade. “Esta iniciativa da Sanepar vem atender dois novos loteamentos já previstos. Certamente teremos mais aumento de demanda de água e sem este novo poço não seria possível crescer”.
Prevista para ser concluída em março do ano que vem, a obra de operacionalização do poço do Aquífero Guarani terá ainda elevatória de água tratada, dois reservatórios com capacidade de 150 e 25 metros cúbicos, casa de química, câmera de contato para aplicação de cloro para desinfecção, e flúor, como reforço na prevenção da cárie dentária. Além disso, a obra gera 171 empregados diretos e indiretos.

GALERIA DE IMAGENS