Novas ambulâncias
reforçam atendimento
no interior do Estado

Bituruna, Porecatu, Tuneiras do Oeste e União da Vitória receberam novos veículos para transporte de pacientes. De 2011 para cá, o Estado já entregou cerca de 700 ambulâncias para prefeituras, hospitais, consórcios intermunicipais de saúde, Siate e Samu
Publicação
08/07/2016 - 16:10
Editoria

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O Governo do Estado ampliou a frota de ambulâncias de mais quatro municípios paranaenses nesta semana. Os veículos vão reforçar o serviço de transporte de pacientes nas cidades de Bituruna, Porecatu, Tuneiras do Oeste e União da Vitória. O investimento foi de quase R$ 500 mil em recursos próprios do tesouro estadual.
De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, a medida faz parte da estratégia de fortalecimento da estrutura dos municípios. “Trata-se de mais uma ação efetiva do governo estadual para melhorar a qualidade do atendimento à população, sobretudo dos pequenos municípios que precisam deslocar pacientes com frequência para grandes centros”, explicou.
A maior parte da demanda é de pacientes que necessitam de assistência especializada, seja para consultas, exames e tratamento ou para atendimento de urgência e emergência em alta complexidade. “Com novos veículos, este transporte será feito com mais conforto e segurança”, enfatiza o secretário em exercício.
700 AMBULÂNCIAS - Desde 2011, o Estado já entregou cerca de 700 ambulâncias para prefeituras, hospitais, consórcios intermunicipais de saúde e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Parte dos veículos também foi destinada à recomposição da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que seria de responsabilidade do governo federal.
O secretário de Saúde de Tuneiras do Oeste, Custódio Brito, explica que a ambulância atenderá, principalmente, os pacientes que fazem tratamento contra o câncer em Cascavel e Maringá. “Tínhamos apenas uma viatura comprada em 2003, que já não estava em condições circular. Agora, com o apoio do governo estadual, teremos duas ambulâncias, já que recentemente recebemos uma cota de R$ 120 mil para adquirir um outro veículo semi-UTI”, lembrou.
Em Porecatu, será a segunda ambulância cedida pelo Estado nos últimos anos. O veículo vem todo equipado com aparelhos de suporte ao transporte intermunicipal de pacientes.
Segundo a enfermeira responsável pelo Hospital Municipal de Porecatu, Lidia Prudenciano, agora será possível agilizar o atendimento de casos de urgência e emergência, poi são duas viaturas aptas para este serviço. “Aqui na cidade fazemos apenas a estabilização dos pacientes. Quem precisa ser internado em uma UTI ou necessita de um atendimento mais especializado é transferido para hospitais de Londrina, Arapongas e Rolândia”, conta.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

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