O investimento em tecnologia e automação na rede elétrica está contribuindo para fazer com que desligamentos que poderiam durar horas sejam restabelecidos em poucos segundos. Em seis meses de atuação, o sistema de reconfiguração de alimentadores instalado pela Copel entre as subestações Guaíra e Sete Quedas, no oeste do Estado, foi acionado quatro vezes e evitou falta de energia para cerca de 40% dos consumidores de Guaíra.
O novo sistema começou a ser testado em 2014, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Ele integra o Programa de Redes Inteligentes da Copel, e será estendido gradualmente ao restante do Estado nos próximos anos.
AUTOMATIZAÇÃO - Para reduzir o tempo de um desligamento, o sistema combina automação e telecomunicações. Se houver uma falha em algum ponto da rede, o sistema automaticamente procura onde está o problema, isola o trecho do defeito, e restabelece a energia para o maior número de consumidores possível. Tudo de modo automático.
CONFORTO E DESENVOLVIMENTO - Esse equipamento contribui para melhorar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia à população de Guaíra. Na prática, esses resultados se traduzem em maior conforto para a população e melhor infraestrutura para o desenvolvimento da cidade”, explica o diretor de distribuição da Copel, Antonio Guetter.
Desde que foi instalado, o novo sistema foi acionado uma vez em agosto, com restabelecimento imediato da energia para 4,8 mil consumidores da cidade, duas vezes em outubro, evitando falta de energia para 4,8 mil e 4,6 mil domicílios, e uma vez em dezembro, fazendo com que 4,8 mil consumidores tivessem o retorno da energia imediatamente.
Antes dessa melhoria, um problema na rede exigia que uma equipe de eletricistas fosse até o local, procurasse pelo ponto exato da falha, fizesse o conserto e testasse para ver se tudo estava certo. Esse procedimento poderia levar mais do que uma hora, dependendo da dificuldade para identificar o local exato do problema.
O novo sistema começou a ser testado em 2014, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Ele integra o Programa de Redes Inteligentes da Copel, e será estendido gradualmente ao restante do Estado nos próximos anos.
AUTOMATIZAÇÃO - Para reduzir o tempo de um desligamento, o sistema combina automação e telecomunicações. Se houver uma falha em algum ponto da rede, o sistema automaticamente procura onde está o problema, isola o trecho do defeito, e restabelece a energia para o maior número de consumidores possível. Tudo de modo automático.
CONFORTO E DESENVOLVIMENTO - Esse equipamento contribui para melhorar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia à população de Guaíra. Na prática, esses resultados se traduzem em maior conforto para a população e melhor infraestrutura para o desenvolvimento da cidade”, explica o diretor de distribuição da Copel, Antonio Guetter.
Desde que foi instalado, o novo sistema foi acionado uma vez em agosto, com restabelecimento imediato da energia para 4,8 mil consumidores da cidade, duas vezes em outubro, evitando falta de energia para 4,8 mil e 4,6 mil domicílios, e uma vez em dezembro, fazendo com que 4,8 mil consumidores tivessem o retorno da energia imediatamente.
Antes dessa melhoria, um problema na rede exigia que uma equipe de eletricistas fosse até o local, procurasse pelo ponto exato da falha, fizesse o conserto e testasse para ver se tudo estava certo. Esse procedimento poderia levar mais do que uma hora, dependendo da dificuldade para identificar o local exato do problema.