Novos municípios paranaenses se comprometeram nesta quarta-feira (18) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante encontro com prefeitos no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na presença do governador Beto Richa e do presidente da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Mounir Chaowiche, prefeitos e lideranças municipais assinaram o Termo de Compromisso dos Municípios Paranaenses à Agenda 2030 da ONU.
A articulação com os municípios ocorre por meio de uma grande coalização, que reúne secretarias e organizações do Governo do Estado com o Movimento Nós Podemos Paraná, responsável por articular e mobilizar ações em prol dos ODS no Estado. O Paraná quer os 399 municípios comprometidos com as 169 metas da Agenda 2030 até o início de novembro deste ano, devendo ser o primeiro estado do mundo a promover a municipalização dos ODS.
“O comprometimento com o futuro das próximas gerações exige uma mudança de postura. É importante que os primeiros passos sejam dados e essas novas adesões de municípios paranaenses aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável demonstram que estamos no caminho certo para assegurar que nossos filhos e netos vivam num mundo cada vez melhor”, disse Richa.
Além da Sanepar, a promoção da municipalização dos ODS no Paraná conta com o esforço da Copel, Celepar, Itaipu, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Tribunal de Contas do Paraná, Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes).
Segundo o presidente da Sanepar, a implementação dos Objetivos gera uma oportunidade única para um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o País. “A Sanepar tem como missão prestar serviços de saneamento ambiental de forma sustentável, por isso está comprometida para fazer com que os ODS sejam implementados”, disse Mounir Chaowiche.
A Sanepar assumiu, em fevereiro deste ano, a Secretaria Executiva do Movimento Nós Podemos Paraná. Entre as atribuições da pasta, estão as de coordenar as reuniões mensais do movimento, estabelecer parcerias, propor e avaliar ações de âmbito estadual para difundir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Temos capilaridade em todo o Estado, pois atuamos na maioria dos municípios paranaenses. Isso nos coloca frente ao desafio de fazer com que mais cidades e organizações juntem-se aos ODS. Pensar e agir a partir da própria localidade dá sentido ao movimento, que é global”, destacou Mounir.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Há quase um ano a Sanepar assinou o termo de adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm a função de nortear ações dos 193 países signatários das Nações Unidas, a fim de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando os limites do planeta.
Os ODS e outras convenções mundiais fundamentam as legislações e ajudam a moldar valores comuns, adotados por instituições de todo o mundo. Os ODS entraram em vigor em 1.º de janeiro de 2016 e espera-se que sejam cumpridos até 31 de dezembro de 2030. No Paraná, o Governo do Estado formalizou adesão em julho de 2016.