Movimento Abril Verde
alerta sobre riscos de
acidentes de trabalho

Campanha começa nesta sexta-feira (01). Ações educativas junto ao setor produtivo e ao comércio vão orientar sobre a necessidade de oferecer condições adequadas de trabalho aos funcionários
Publicação
31/03/2016 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Começa nesta sexta-feira (1º) mais uma edição da campanha Abril Verde no Paraná. O objetivo é chamar a atenção das empresas e do poder público para a importância de desenvolver ações de prevenção contra acidentes de trabalho. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná (Sintespar), em parceria com o governo estadual e demais instituições.
As 22 regionais de saúde do Estado também participaram das atividades. Durante todo o mês, as equipes de saúde vão promover ações educativas junto ao setor produtivo e ao comércio, conscientizando os empresários sobre a necessidade de oferecer condições adequadas de trabalho aos funcionários. A campanha também chegará os trabalhadores com palestras para esclarecer os direitos de cada categoria.
“Convidamos trabalhadores, empresários e outras esferas governamentais e não governamentais para participar do movimento e levantar a bandeira de defesa da saúde dos trabalhadores paranaenses”, comenta o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, José Lucio dos Santos.
Vários eventos estão programados durante o Abril Verde para enfatizar a importância da segurança no trabalho e discutir melhorias a respeito da saúde do trabalhador. O mês foi escolhido por reunir o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28 de abril).
De acordo com o diretor, o objetivo é chamar a atenção de que alguns problemas de saúde podem estar relacionados às atividades laborais. “Muitas vezes a pessoa fica doente e não sabe que foi por causa do trabalho”, conta.
As ações são voltadas à conscientização, debate das responsabilidades, avaliação de riscos dentro dos ambientes de trabalho e papel das organizações. Os temas giram em torno de segurança de máquinas e equipamentos, ergonomia dos postos de trabalho, ruídos nos ambientes de trabalho, a questão do trabalho rural com ênfase nos agrotóxicos e assédio no trabalho, entre outros.
LANÇAMENTO OFICIAL – Em 8 de abril, em Curitiba, a Secretaria Estadual da Saúde promove uma videoconferência para lançar oficialmente a programação da campanha em todas as regiões do Paraná. O evento contará com a participação do presidente Sintespar, Adir de Souza, que também vai apresentar as atividades programadas pelas entidades parceiras do sindicato.
Segundo ele, o apoio do Governo do Estado tem sido essencial para o sucesso do movimento, que já existe há dois anos. “Isso mostra que o Paraná não é omisso frente a este problema grave que são os acidentes de trabalho. Só temos a agradecer o apoio da Secretaria da Saúde, que permitiu que expandíssemos nossa atuação por todo o Estado”, ressaltou Souza.
NÚMEROS – Estima-se que a cada minuto pelo menos três vidas sejam perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo. Isso significa cinco mil mortes por dia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT - 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório da OIT.
De acordo com o Movimento Abril Verde, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes de trabalho. No Paraná, esse número chegou a 270 em 2013.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr  e www.pr.gov.br 

GALERIA DE IMAGENS