O Porto de Paranaguá comemora 81 anos nesta quinta-feira (17) e tem muito o que comemorar. Nos últimos cinco anos, a movimentação de cargas aumentou cerca de 40%. Entre os anos de 2005 a 2008, o Porto de Paranaguá movimentava 33 milhões de toneladas de cargas por ano, incluindo grãos, líquidos containers e cargas em geral. Já no período de 2011 e 2015, o Porto atingiu a marca de 46 milhões de toneladas de cargas movimentadas anualmente.
“O Porto de Paranaguá completa 81 anos de história, com uma contribuição fundamental para a economia do Brasil, do Estado e de Paranaguá, gerando empregos, tributos e desenvolvimento”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Neste período, o Porto recebeu mercadorias de 158 países – China, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e França são responsáveis por quase 50% de toda a importação. Em contrapartida, as exportações de produtos via Porto de Paranaguá foram destinadas para 206 países. Do total de produtos exportados, 40% são destinados para China, Holanda, Argentina, Alemanha e Coreia do Sul. Anualmente, cerca de 2 mil navios atracam no Porto.
“Os números de movimentação apontam que o porto cresceu, que sua atividade se diversificou e que sua eficiência aumentou. As filas de caminhões e de navios desapareceram e o porto foi repotencializado. Hoje, temos maior capacidade para exportar e importar do que na década passada. Mais do que isso: atualmente os portos do Estado servem à população do Paraná”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
INVESTIMENTOS PÚBLICOS – Nos últimos cinco anos foram destinados R$ 511,9 milhões para devolver a competitividade ao Porto de Paranaguá e outros investimentos de cerca de R$ 423 milhões estão sendo licitados para os próximos anos, totalizando R$ 934,9 milhões para modernização do porto.
Entre os investimentos realizados com recursos próprios estão a aquisição de quatro novos shiploaders – utilizados para carregamento dos navios – substituindo os que estavam em operação desde a década de 70. Os novos equipamentos aumentaram a capacidade de carregamento de grãos no Corredor de Exportação em 33%.
Nesta gestão também foram adquiridos dez novos guindastes, balanças para pesagem dos caminhões, tombadores, novos scanners para inspeção de cargas, guaritas informatizadas. Também foi providenciado um novo acesso ao Pátio de Triagem e implantados o Appa Web e a nova iluminação, em LED, da avenida portuária.
O governo estadual também autorizou R$ 183 milhões para modernização dos berços 201 e 202 e ampliação em 100 metros do cais do berço 201 - sentido Oeste. Esta é a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos e será realizada integralmente com recursos próprios da Appa.
HISTÓRIA – Inaugurado em 17 de março de 1935, o cais do Porto de Paranaguá tinha apenas 400 metros e a profundidade do calado era de cinco metros. Desde a sua inauguração, o Porto aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas, ano a ano – em 1935, eram movimentadas 91 mil toneladas de carga.
As melhorias e ampliações foram feitas gradativamente no porto, que foi se adaptando às mudanças econômicas. Na década de 50, o cais teve duas ampliações para dar conta da exportação de madeira. Na década seguinte, o café foi o principal produto movimentado em Paranaguá. Na década de 70, o Porto de Paranaguá começou a assumir a sua principal vocação que se mantém até os dias de hoje: a exportação de grãos. A mola propulsora disso foi a inauguração do Corredor de Exportação, em 1973.
Nesse mesmo ano, iniciaram-se os estudos para a construção de um canal artificial de acesso ao porto – o Canal da Galheta, que permitiu ao porto receber navios com até 10 metros de calado e mais de 50 mil toneladas de carga. Em 1975, o porto atingiu a movimentação de 5,5 milhões de toneladas em cargas gerais.
CONTRIBUIÇÃO – O engenheiro Kozo Kawata acompanhou de perto a evolução do Porto de Paranaguá. Em 1970, quando ele ingressou no Porto, a movimentação era de 2,5 milhões de toneladas. O engenheiro estava a bordo quando o Canal da Galheta foi aberto e participou da criação do complexo do Corredor de Exportação. “Os investimentos em tecnologia e os arrendamentos, que permitiram a inclusão da iniciativa privada no Porto, possibilitaram um salto na movimentação de cargas”, conta Kozo.
Ele foi um dos engenheiros responsáveis pela implantação do sistema de múltipla integração no Corredor de Exportação de Paranaguá. O sistema interliga terminais arrendados e terminais privados, pelo sistema de eixo principal de uso comum, que leva aos seis berços que carregam os navios.
“Nas décadas seguintes, o porto consolidou a sua aptidão exportadora e passou a ser a principal porta de saída da produção do Sul e do Centro-Oeste do País. Nos anos 90, a movimentação ultrapassou as 21 milhões de toneladas”, relembra Kozo, que continua trabalhando em projetos para melhorar a capacidade de carregamento do Porto de Paranaguá.
Um novo salto de produtividade aconteceu a partir de 2011. Em quatro anos, o porto viu sua movimentação aumentar de cerca de 38 milhões de toneladas para 46 milhões de toneladas.
ÁREA TOTAL – Hoje, o Porto de Paranaguá possui uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados, com 4.232 metros de extensão de cais e píeres. Conta com 20 berços de atracação, um deles especial para navios que transportam veículos, e 10 shiploaders. O complexo para exportação de granéis tem capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões. Na importação o complexo possui capacidade de 3 milhões de toneladas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
“O Porto de Paranaguá completa 81 anos de história, com uma contribuição fundamental para a economia do Brasil, do Estado e de Paranaguá, gerando empregos, tributos e desenvolvimento”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Neste período, o Porto recebeu mercadorias de 158 países – China, Argentina, Alemanha, Estados Unidos e França são responsáveis por quase 50% de toda a importação. Em contrapartida, as exportações de produtos via Porto de Paranaguá foram destinadas para 206 países. Do total de produtos exportados, 40% são destinados para China, Holanda, Argentina, Alemanha e Coreia do Sul. Anualmente, cerca de 2 mil navios atracam no Porto.
“Os números de movimentação apontam que o porto cresceu, que sua atividade se diversificou e que sua eficiência aumentou. As filas de caminhões e de navios desapareceram e o porto foi repotencializado. Hoje, temos maior capacidade para exportar e importar do que na década passada. Mais do que isso: atualmente os portos do Estado servem à população do Paraná”, afirmou o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
INVESTIMENTOS PÚBLICOS – Nos últimos cinco anos foram destinados R$ 511,9 milhões para devolver a competitividade ao Porto de Paranaguá e outros investimentos de cerca de R$ 423 milhões estão sendo licitados para os próximos anos, totalizando R$ 934,9 milhões para modernização do porto.
Entre os investimentos realizados com recursos próprios estão a aquisição de quatro novos shiploaders – utilizados para carregamento dos navios – substituindo os que estavam em operação desde a década de 70. Os novos equipamentos aumentaram a capacidade de carregamento de grãos no Corredor de Exportação em 33%.
Nesta gestão também foram adquiridos dez novos guindastes, balanças para pesagem dos caminhões, tombadores, novos scanners para inspeção de cargas, guaritas informatizadas. Também foi providenciado um novo acesso ao Pátio de Triagem e implantados o Appa Web e a nova iluminação, em LED, da avenida portuária.
O governo estadual também autorizou R$ 183 milhões para modernização dos berços 201 e 202 e ampliação em 100 metros do cais do berço 201 - sentido Oeste. Esta é a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos e será realizada integralmente com recursos próprios da Appa.
HISTÓRIA – Inaugurado em 17 de março de 1935, o cais do Porto de Paranaguá tinha apenas 400 metros e a profundidade do calado era de cinco metros. Desde a sua inauguração, o Porto aumentou em quase 500 vezes o volume de cargas movimentadas, ano a ano – em 1935, eram movimentadas 91 mil toneladas de carga.
As melhorias e ampliações foram feitas gradativamente no porto, que foi se adaptando às mudanças econômicas. Na década de 50, o cais teve duas ampliações para dar conta da exportação de madeira. Na década seguinte, o café foi o principal produto movimentado em Paranaguá. Na década de 70, o Porto de Paranaguá começou a assumir a sua principal vocação que se mantém até os dias de hoje: a exportação de grãos. A mola propulsora disso foi a inauguração do Corredor de Exportação, em 1973.
Nesse mesmo ano, iniciaram-se os estudos para a construção de um canal artificial de acesso ao porto – o Canal da Galheta, que permitiu ao porto receber navios com até 10 metros de calado e mais de 50 mil toneladas de carga. Em 1975, o porto atingiu a movimentação de 5,5 milhões de toneladas em cargas gerais.
CONTRIBUIÇÃO – O engenheiro Kozo Kawata acompanhou de perto a evolução do Porto de Paranaguá. Em 1970, quando ele ingressou no Porto, a movimentação era de 2,5 milhões de toneladas. O engenheiro estava a bordo quando o Canal da Galheta foi aberto e participou da criação do complexo do Corredor de Exportação. “Os investimentos em tecnologia e os arrendamentos, que permitiram a inclusão da iniciativa privada no Porto, possibilitaram um salto na movimentação de cargas”, conta Kozo.
Ele foi um dos engenheiros responsáveis pela implantação do sistema de múltipla integração no Corredor de Exportação de Paranaguá. O sistema interliga terminais arrendados e terminais privados, pelo sistema de eixo principal de uso comum, que leva aos seis berços que carregam os navios.
“Nas décadas seguintes, o porto consolidou a sua aptidão exportadora e passou a ser a principal porta de saída da produção do Sul e do Centro-Oeste do País. Nos anos 90, a movimentação ultrapassou as 21 milhões de toneladas”, relembra Kozo, que continua trabalhando em projetos para melhorar a capacidade de carregamento do Porto de Paranaguá.
Um novo salto de produtividade aconteceu a partir de 2011. Em quatro anos, o porto viu sua movimentação aumentar de cerca de 38 milhões de toneladas para 46 milhões de toneladas.
ÁREA TOTAL – Hoje, o Porto de Paranaguá possui uma área total de 2,3 milhões de metros quadrados, com 4.232 metros de extensão de cais e píeres. Conta com 20 berços de atracação, um deles especial para navios que transportam veículos, e 10 shiploaders. O complexo para exportação de granéis tem capacidade estática de 1,55 milhão de toneladas ou capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões. Na importação o complexo possui capacidade de 3 milhões de toneladas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br