Recorde de produtividade marca
os 81 anos do Porto de Paranaguá

Em 1935, o porto começou com 91 mil toneladas de movimentação. Oito décadas depois, movimenta mais de 44 milhões de toneladas anualmente
Publicação
16/03/2016 - 11:00

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De um simples atracadouro usado para exportar mate e café e importar produtos manufaturados ao posto de maior complexo portuário exportador da produção agrícola do Brasil, os 81 anos de história do Porto de Paranaguá, comemorados nesta quinta-feira (17), foram marcados por recordes de produtividade e evolução crescente na sua movimentação de produtos.
Exemplo disso, as 9,3 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2016 até o dia de hoje já representam o que tinha sido movimentado ao longo de um ano inteiro em 1983. Ou então o que levaria seis meses para ser movimentado em 1996. Dados como estes comprovam o salto de produtividade do porto paranaense.
O aumento do volume de mercadorias é impressionante. Em 1935, o porto começou com cerca de 91 mil toneladas de movimentação. Oito décadas depois, Paranaguá movimenta mais de 44 milhões de toneladas anualmente, o que lhe confere a 1ª posição em exportação de farelo de soja e óleo vegetal, 2º colocação na exportação de açúcar, papel (bobina), congelados, álcool e veículos, 3º lugar em embarque de soja e madeira. O porto também é o líder disparado em importação de fertilizantes. São 500 vezes mais cargas hoje do que era operado na década de 30.
“O Porto de Paranaguá completa 81 anos de história com muito o que comemorar. Nos últimos cinco anos fizemos os maiores investimentos das últimas décadas (R$ 511 milhões) para devolver a competitividade ao Porto. Com isso, temos obtido recordes de produtividade e evolução crescente na movimentação de produtos escoados”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A quantidade e o tamanho das embarcações que frequentam o porto também mudaram drasticamente. Na década de 30, atracavam anualmente em Paranaguá cerca de 400 pequenas embarcações e barcos pessoais. Hoje, são 2 mil por ano e as embarcações são as maiores que acessam a costa brasileira, com mais de 300 metros de comprimento e 50 metros de largura. Os navios graneleiros saem do porto carregados com mais de 65 mil toneladas de produtos, equivalente a mais de 1,7 mil caminhões de grãos.
“O Porto de Paranaguá completa 81 anos de história com a grandeza que merece: liderando o escoamento da safra agrícola do país com agilidade e eficiência que são referência em todo o mundo”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
RECORDES - Nos últimos anos, a impulsão de produtividade foi ainda mais evidente. De 2009 a 2015, o Porto de Paranaguá teve um salto de 13 milhões de toneladas no volume das suas operações, o que significa um aumento de 41,3%.
Somente no ano passado, o Porto de Paranaguá comemorou recordes históricos de exportação anual, mensal e diária. Ao longo dos doze meses de 2015, foram embarcadas 30,3 milhões de toneladas, maior marca de todos os tempos. No mês de julho, o porto também registrou o maior volume total de embarques para um único mês, com 3,17 milhões de toneladas exportadas.
No final do ano, mais um recorde histórico: o maior volume de carga embarcada ao longo de um dia em um único berço. Foram 51,68 mil toneladas de soja carregadas no navio Okinawa.
CORREDOR DE EXPORTAÇÃO – O complexo do Corredor de Exportação também apresentou uma evolução significativa ao longo dos anos. Criado na década de 70, começou movimentando pouco mais de 2 milhões de toneladas de soja, milho, farelo e trigo por ano.
Já em 2015, o Corredor atingiu o máximo de produtividade já registrada em toda a sua história. Foram 16,1 milhões de toneladas escoadas.
Neste ano, o ritmo intenso se mantém. Os dois primeiros meses de 2016 bateram seus recordes na comparação com o mesmo período em outros anos. Em janeiro, foram embarcadas 1,34 milhão de toneladas de grãos pelo complexo e em fevereiro foram exportadas 1,51 milhão de toneladas.
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