Morretes sedia festival
de turismo até domingo

O evento reúne todos os municípios do litoral com o objetivo de divulgar e promover o turismo na região durante o ano todo
Publicação
19/08/2011 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O 1° Festival de Turismo do Litoral do Paraná, aberto na noite desta quinta-feira (18), reuniu centenas de participantes no Centro de Eventos de Morretes.
Iniciativa inédita na região, o evento, que prossegue até domingo (21), tem o objetivo de divulgar e promover o turismo durante o ano todo, e também auxiliar na reconstrução das cidades de Morretes e Antonina, as mais atingidas pelas chuvas e desmoronamentos ocorridos em março deste ano. Organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), o evento oferece uma ampla programação, enaltecendo a gastronomia e o artesanato locais, a história da região, lazer, comércio e turismo.
Para o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, que representou o governador Beto Richa na solenidade de abertura, “o festival é um instrumento importante para a integração da região turística e para fomentar toda cadeia produtiva do Litoral”.
Segundo o superintende da Ecoparaná, Rafael Andreguetto, a realização do festival era um desejo antigo dos empresários e moradores da região e acontece numa época oportuna, com baixo fluxo de turistas.
Segundo o presidente da Adetur, Carlos César de Paula Gnata, esta é a primeira vez que os sete municípios se reúnem para expor as suas atrações e potencialidades turísticas. “É um orgulho fazer um evento deste porte, com essa estrutura montada, que vai valorizar o nosso litoral”, disse.
Nos estandes, organizados por entidades públicas e privadas, o público pode conferir os diversos produtos que alimentam a cadeia econômica dos municípios litorâneos, todos voltados à exploração sustentável dos recursos naturais da região. Roupas artesanais, produtos feitos à base de argila e da pele de peixe misturam-se a produtos gastronômicos típicos, que representam a diversidade, a criatividade e o trabalho da população litorânea.
SUSTENTABILIDADE - O Festival apresenta materiais sustentáveis e que são produzidos respeitando a legislação e leis ambientais. Se notabiliza pela grande quantidade de produtos que são desenvolvidos com a participação direta dos recursos ambientais.
A artesã Conceição Vieira Ramos apresentou em seu espaço de vendas produtos 100% naturais. Destaque para as linhas de vestuário produzidas com couro do peixe. “Aproveitamos está parte que seria descartada e trabalhamos com o material para conseguirmos fomentar nossos negócios e aumentar a renda”, destacou Conceição, que junto com outras artesãs de Pontal do Paraná pretende montar uma cooperativa para expandir os negócios.
O técnico em Agroecologia, Francisco Amaro, desenvolveu mecanismos para o reaproveitamento sustentável de resíduos, por meio de trabalho com minhocas e compostagem. “Um dos objetivos é fomentar o setor e participar de projetos e iniciativas com foco no turismo rural”, contou o técnico agrícola - que também é autor de livros e tem realizado trabalhos em parcerias com alunos de escolas das instituições públicas de ensino voltadas a educação ambiental.
A doceira Maria Ratti se divide entre o seu espaço destinado à venda de doces e o atendimento em outro local montado em frente, onde vende crepes e suco aos visitantes. “A feira é local em que eu posso aumentar estas vendas. É um espaço em que o cliente acaba vindo até nós e temos que aproveitar”, diz.
Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no site www.festivaldolitoral.com.br

GALERIA DE IMAGENS