Modernização do Estado
é tema de evento nacional de
informática em Curitiba

Representantes de 26 estatais congêneres da Celepar participam de debates sobre o uso da informática pública a serviço da melhoria da qualidade de vida do cidadão
Publicação
09/02/2012 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A modernização do Estado por meio do uso inteligente das soluções de tecnologia da informação e comunicação foi o tema que marcou a abertura da 117ª reunião ordinária do Conselho das Associadas da Abep (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação), na manhã desta quinta-feira (9), em Curitiba. Representantes de 26 estatais congêneres da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) participam de debates sobre o uso da informática pública a serviço da melhoria contínua da qualidade de vida do cidadão.
Representando o governador Beto Richa no evento, o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi – presidente do Conselho de Administração da Celepar e do Conselho Estadual de Informação e Telecomunicações (Cosit) –, ressaltou o importante papel das novas tecnologias para o desenvolvimento social e econômico do País. “O uso da tecnologia vai mudar os paradigmas em relação à saúde, educação e segurança, pilares fundamentais desta gestão. Este é um dos grandes objetivos deste governo”, destacou Taniguchi.
A Secretaria de Infraestrutura e Logísitca, de acordo com seu titular, José Richa Filho, é uma das grandes usuárias no governo de soluções de tecnologia de informação e comunicação. “É uma atividade fundamental para a gestão das nossas ações”, disse. O secretário lembrou que vários setores do governo estão sendo modernizados, “num grande programa de investimentos iniciado no ano passado”.
“O gerenciamento do Estado moderno brasileiro depende do desenvolvimento de questões debatidas aqui”, afirmou o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também presente no primeiro dia de trabalho. Hauly defendeu a necessidade de investimentos no setor, “para que o Paraná recupere o tempo perdido”. Ele lembrou que o governo está investindo cerca de R$ 500 milhões em soluções voltadas à modernidade da gestão pública paranaense.
ORGANIZAÇÃO – A organização da reunião da Abep está a cargo da Celepar, a empresa pioneira entre as congêneres do setor, com 47 anos de atividade. “Se fosse definir o papel da nossa entidade, diria que temos que trabalhar cada vez mais no desenvolvimento de soluções voltadas a propiciar serviços públicos mais ágeis e eficazes, que gerem qualidade de vida à população”, destacou o presidente Jacson Carvalho Leite.
Segundo ele, a Celepar está voltada à simplificação e melhoria dos serviços públicos, interligando toda a estrutura administrativa do Estado, através da tecnologia da informação e comunicação. Atualmente, Jacson Leite responde pela presidência do Conselho Fiscal da entidade.
A coordenação dos trabalhos em Curitiba está a cargo do presidente do Conselho de Associadas da Abep, Joaquim José Fernandes da Costa (ATI/PE). Segundo ele, as questões debatidas entre os diferentes representantes brasileiros contribuem para o desenvolvimento coletivo. “Aqui nós não somos concorrentes. Trabalhamos em conjunto na discussão de questões importantes para o crescimento de cada Estado. Há um grande espírito de colaboração”, disse.
ELEIÇÃO – O primeiro assunto da manhã desta sexta-feira (10) será a eleição da nova diretoria da entidade, para a gestão 2012/2013. Outro assunto importante na pauta do segundo dia dos trabalhos é a definição do tema do Seminário Nacional de TIC para gestão pública, previsto para os dias 19, 20 e 21 de setembro, em Gramado (RS).

GALERIA DE IMAGENS